26.1 C
Guanambi
20.7 C
Vitória da Conquista

Desemprego fica em 12,2% entre agosto e outubro, aponta IBGE

Mais Lidas

O índice de desemprego no Brasil atingiu 12,2% no trimestre encerrado em outubro, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números mostram que a taxa vem caindo mês a mês, mas o índice ainda é o maior da série história iniciada em 2012 para o período de agosto a outubro.

No trimestre anterior, de maio a julho, a taxa ficou em 12,8%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou índice de 11,8%, o desemprego cresceu.

“O que a gente está assistindo desde o trimestre terminado em abril é o aumento da ocupação e queda da desocupação. A desocupação continua em alta, embora com força menor. O que muda é a ocupação, que está crescendo acima do crescimento da população”, disse Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

A população desocupada somou 12,7 milhões de pessoas – o maior número para outubro desde 2012. O número indica uma queda de 4,4% na comparação com o trimestre anterior – ou seja, 586 mil pessoas deixaram o desemprego no período. Mas há 698 mil pessoas desocupadas a mais do que no mesmo período de 2016.

O país encerrou o trimestre de outubro com mais do que o dobro de desempregados observados em dezembro de 2013, quando o Brasil vivia o pleno emprego. Na época, eram 6.052 desocupados, o menor número da série.

Já a população ocupada chegou a 91,5 milhões. Esse é o maior contingente para um trimestre encerrado em outubro desde 2015. O número ficou acima tanto em relação ao trimestre anterior (1,0%) como contra o mesmo trimestre de 2016 (1,8%). As áreas que mais se destacaram foram construção e agricultura.

Veja Mais no G1

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas