22.6 C
Guanambi
16.5 C
Vitória da Conquista

Gás de cozinha tem sexta alta consecutiva em 2017

Mais Lidas

Petrobras divulgou nesta segunda (4) o sexto aumento seguido no preço do gás de cozinha comercializado em botijões de 13 quilos. Desta vez, o aumento será de 8,9%, em média, valendo a partir desta terça (5).

Desde que a Petrobras iniciou a sequencia de alta, em agosto, a correção acumulada no preço do gás vendido em botijões de 13 quilos chega a 67,8%.

Desde 2003, a estatal realiza dois preços para o gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha): um para os botijões menores e outro para grandes vasilhames ou a granel, mais usado por indústria e comércio. Este último teve um ajustamento de 5,3% anunciado na semana passada.

De acordo com a Petrobras, se o repasse do reajuste desta segunda for no valor todo, o preço do botijão nos pontos destinados ao consumidor final subirá 4%, ou R$ 2,53.

“O reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais”, disse a empresa, em comunicado.

De acordo com o Sindigás (Sindicato das Empresas Distribuidoras de GLP), o preço praticado pela estatal está hoje 1,3% abaixo das cotações internacionais do produto.

Estabelecida em junho, a nova política de preços da companhia para o GLP considera as cotações internacionais, a taxa de câmbio e a margem de lucro. No caso do produto vendido para as indústrias, a conta inclui ainda o custo de importação.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas