Tiago Marques | Agência Sertão

Se as previsões meteorológicas se confirmarem, pode haver risco alagamentos em algumas regiões da bacia dos rio das Rãs nos próximos dias. A chuva deve começar a cair a partir desta quarta-feira (6) e pode se intensificar nos dias seguintes.

A reconfiguração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nos próximos dias entre as Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil vai deixar o tempo fechado até pelo menos o final da primeira quinzena. A água que elevará o nível do rio São Francisco e de seus reservatórios, também pode causar transtornos para a população caso venha muito concentrada.

O solo deverá ficar saturado e os vários dias seguidos de chuva podem proporcionar alagamentos, dependendo da intensidade que a chuva cair. Há previsão de temporais em várias regiões, no municípios do entorno de Guanambi a previsão atual é de chuva forte entre sábado (9) e domingo (10).

A falta de sistemas de drenagem das águas pluviais e a ocupação irregular do solo podem provocar alagamentos e deslisamentos de terra. A impermeabilização do solo também faz aumentar o risco de enchentes. A cidade de Caetité experimentou um forte temporal no fim do mês de novembro, várias ruas foram destruídas e a água da chuva subiu a calçada e invadiu lojas no centro da cidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou alerta de perigo para várias regiões, incluindo o Norte de Minas Gerais. O alerta iniciado às 10h45 desta quarta-feira (6) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo, além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Pela proximidade com a região, é possível que o alerta seja estendido para o Centro-Sul, Sul e Oeste da Bahia.

Acumulado de Chuva

Em Guanambi choveu em média 81 mm no mês de novembro. Nos dois primeiros dias de dezembro choveu 40 mm.

Anúncio

Deixe uma resposta