29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Previsão de chuva para próximos dias acende alerta para alagamentos

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

Se as previsões meteorológicas se confirmarem, pode haver risco alagamentos em algumas regiões da bacia dos rio das Rãs nos próximos dias. A chuva deve começar a cair a partir desta quarta-feira (6) e pode se intensificar nos dias seguintes.

A reconfiguração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nos próximos dias entre as Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil vai deixar o tempo fechado até pelo menos o final da primeira quinzena. A água que elevará o nível do rio São Francisco e de seus reservatórios, também pode causar transtornos para a população caso venha muito concentrada.

O solo deverá ficar saturado e os vários dias seguidos de chuva podem proporcionar alagamentos, dependendo da intensidade que a chuva cair. Há previsão de temporais em várias regiões, no municípios do entorno de Guanambi a previsão atual é de chuva forte entre sábado (9) e domingo (10).

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/AgenciaSertaoBR/videos/1619716934775079/” width=”700″ height=”500″ onlyvideo=”1″]

A falta de sistemas de drenagem das águas pluviais e a ocupação irregular do solo podem provocar alagamentos e deslisamentos de terra. A impermeabilização do solo também faz aumentar o risco de enchentes. A cidade de Caetité experimentou um forte temporal no fim do mês de novembro, várias ruas foram destruídas e a água da chuva subiu a calçada e invadiu lojas no centro da cidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou alerta de perigo para várias regiões, incluindo o Norte de Minas Gerais. O alerta iniciado às 10h45 desta quarta-feira (6) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo, além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Pela proximidade com a região, é possível que o alerta seja estendido para o Centro-Sul, Sul e Oeste da Bahia.

Acumulado de Chuva

Em Guanambi choveu em média 81 mm no mês de novembro. Nos dois primeiros dias de dezembro choveu 40 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas