33 C
Guanambi
27.4 C
Vitória da Conquista

Lavagem do Bonfim reúne multidão de baianos e turistas nesta quinta

Mais Lidas

Redação da Agência

Nesta quinta-feira (11), baianos e turistas participam de uma das maiores manifestações da cultura popular do estado. A Lavagem do Bonfim é uma tradição viva desde o século XVIII, e é parte das comemorações católicas ao Senhor do Bonfim.

De acordo com Notícias ao Minuto, é um trajeto de oito quilômetros percorridos, a partir das 8h, entre a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e o Santuário do Senhor do Bonfim, as baianas tipicamente trajadas levam água de cheiro (água aromatizada com folhas e ervas) em potes de cerâmica para lavar a escada e o adro da Igreja do Bonfim e também banhar os fiéis.

Há alguns anos, um grupo de católicos da comunidade também faz a caminhada em demonstração de fé ao senhor do Bonfim, que nas religiões de matriz africana é identificado como o orixá Oxalá. Na chegada, o grande cortejo recebe a bênção do padre Edson Menezes, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim.

“A Lavagem do Bonfim é uma das principais festas populares do verão da Bahia, fica atrás apenas do Carnaval. A festa guarda a singularidade da cultura baiana, de integrar em suas comemorações o sagrado e o profano, e esse é um dos fatores que mais atraem e encantam os visitantes”, explica José Alves, secretário do Turismo do Estado.

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas