23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Bahia registra primeira morte por malária e oito registros da doença

Mais Lidas

Sete pessoas estão com diagnóstico e uma morreu após contrair malária na Bahia. Os casos foram registrados no município de Wenceslau Guimarães, todos os pacientes são oriundos da zona rural. Um homem de 33 anos morreu na última terça (16), vítima da doença.

Segundo Portal A TARDE, a Secretária de Saúde da Bahia (SESAB0 informou que equipes de Vigilância Epidemiológica estadual e municipal investigam se os pacientes contraíram a doença na Bahia ou se ela foi importada de outra região por uma das pessoas contaminadas. Até o momento, segundo a secretaria, não é possível categorizar a situação como “surto de malária” no estado.

O último caso da doença registrado na Bahia foi em 2011. Os sintomas variam de febre alta, calafrios, dor de cabeça, além de tremores e sudorese. Conforme a Sesab, não existe vacina para a malária mas, se for identificada e tratada em estágios inicias, a doença tem cura. Em casos mais graves, pode levar à morte.

Sintomas e prevenção

Nas áreas com registros da doença, como em Wenceslau Guimarães, a prevenção acontece por meio do uso de mosqueteiros, telas em portas e janelas, roupas que protejam braços e pernas e uso de repelentes. Eliminar focos de água parada também é uma atitude indispensável para evitar criadouros do mosquito transmissor, Anopheles, também conhecido como mosquito Prego.

O tratamento dos infectados acontece com a ingestão de comprimidos. Em casos mais graves, é necessária a internação em uma unidade hospitalar.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas