29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Aneel confirma bandeira verde na conta do mês de fevereiro

Mais Lidas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que como contas de luz terão bandeira verde nenhum mês de fevereiro. Com isso, os consumidores não terão que pagar taxa adicional no próximo mês. A bandeira verde está em vigor desde janeiro.

A bandeira verde sinaliza condições de geração de energia favoráveis, com chuvas chegando aos reservatórios das hidrelétricas.

O sistema de bandeiras tarifárias leva em consideração o nível dos reservatórios das hidrelétricas e do preço da energia sem mercado à vista (PLD). Essa metodologia está em informática pública e ainda pode ser alterada sem início deste ano.

No novo sistema, a bandeira verde continua sem taxa extra. Na bandeira amarela, taxa extra de R $ 1,00 cada 100 kWh. Não existe nenhum documento de classificação de dinheiro, ou adicional de R $ 3,00 a cada 100 kWh. E no segundo patamar da bandeira vermelha, uma cobrança de R $ 5,00 a cada 100 kWh.

O sistema de bandeiras tarifárias é uma forma diferente de cobrança na conta de luz. O modelo reflete os custos variáveis ​​da geração de energia. Antes, esse custo era repassado às tarifas uma vez por ano, sem reajuste anual de cada empresa, e tinha uma incidência de títulos básicos de juros, um Selic.

Agora, esse custo é cobrado mensalmente e permite ao consumidor adaptar o seu consumo e evitar sustos na conta de luz.

Estadão Conteúdo

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas