23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Embasa é multada em R$ 5 milhões por poluir rio em Salvador

Mais Lidas

Da Redação da Agência Sertão

A prefeitura de Salvador multou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em R$ 5 milhões.  A penalidade foi aplicada após a empresa ter jogado esgoto no Rio Jaguaribe, no bairro de Patamares. A praia do local imprópria para banho depois do acontecido.

Segundo a Embasa, o lançamento direto de esgoto no rio foi devido a quebra de uma adutora que integra a bacia do Jaguaribe. Os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur) enquadraram a estatal por infração gravíssima contra o meio ambiente e abriram processo para multar a empresa do governo do estado, com base na Lei Municipal 8.915/2015.

Em entrevista ao Bocão News nesta quinta-feira (8), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara, confirmou a aplicação da multa. “A Justiça julgou procedente. Já foi publicado no Diário do Município e a Embasa tem o prazo de 30 dias para recorrer”.

Moradores da região denunciaram a Embasa após detectarem que uma “água preta” escorria pelo rio até o mar com forte mau cheiro desde o réveillon. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) também acolheu a denuncia e solicitou à Central de Perícias do próprio órgão um laudo para determinar as causas do lançamento de esgoto na praia.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas