33.1 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Postos de saúde de Guanambi oferecem vacina contra febre amarela

Guanambi é considera zona livre de epidemia da doença

Mais Lidas

Joana Martins | Agência Sertão

Após várias mortes de macacos e humanos, a febre amarela vem assustando muita gente. A doença é transmitida por um mosquito infectado, geralmente em regiões de mata, onde os insetos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes picam macacos com a doença e, então, podem passá-la a seres humanos. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, também pode ser responsável por disseminar a febre amarela na zona urbana.

Para quem deseja se proteger contra a  doença deve tomar uma dose única da vacina que garante a imunização por tempo indeterminando. Ou ainda a dose fracionada que tem garantia de proteção durante 8 anos. De acordo o Ministério da Saúde, a Bahia está  fora de alerta da epidemia, pois, um único caso foi registrado depois de 18 anos.

No último ano, mais de  11% dos moradores da cidade de Guanambi procuraram um posto de saúde municipal para se proteger contra a doença. No total foram 7.500 pessoas vacinas.  Segundo a coordenadora de epidemia da cidade, Andreiza Vigatto, a vacina é oferecida gratuitamente em todos os postos de saúde que tenham sala de vacinação na cidade de Guanambi e distritos. Andreiza esclarece que “a vacina é aplicada a partir dos 9 meses de idade em uma única dose. Aqueles que já estão na idade adulta e  não possuem a vacina de febre amarela tem o direito de toma-lá”.  No entanto, ela alerta sobre as contraindicações ” pessoas com alergia grave a proteína do ovo, em tratamento de câncer, gestantes e idosos devem procurar orientação médica para avaliação do risco x benefício” explica Vigatto.

Quem ainda não tomou e deseja se protege contra a doença, pode procurar por umas das 19 salas de vacinação distribuída entre a cidade de Guanambi e seus distritos. Entre eles estão, os Postos de Saúde: 1 Centro, Polimeg, São Francisco, Vila Nova, Monte Pascoal, Vomitamel, São Sebastião, Alto Caiçara, Brasília, Santo Antônio, Beija Flor, Alto Caiçara, BNH, SF Lagoinha, Alvorada e Ipiranga. Após o feriado de Carnaval, as unidades voltam a funcionar na quinta-feira (15).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas