23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Ministério Público elege lista tríplice para escolha de novo procurador-geral da Bahia

Mais Lidas

Três nomes estarão na mesa do governador Rui Costa para que ele escolha que chefiará o Ministério Publico do Estado da Bahia (MP-BA) no biênio 2018/2020. A eleição aconteceu nesta segunda-feira (19) no auditório do MP-BA, na Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Quatro candidatos disputaram a eleição, os três mais votados integram a lista tríplice que será entregue ao governador, pela procuradora-geral de Justiça em exercício Sara Mandra Rusciolelli Souza. Os promotores de Justiça Pedro Maia, Ediene Lousado e Alexandre Cruz integram a lista.

Dos 577 promotores do estado, 516 votaram na eleição desta segunda-feira. Pedro Maia recebeu 292 votos, Ediene Lousado foi votada 266 promotores, e 233 votaram em Alexandre Cruz. O procurador de Justiça Aurisvaldo Sampaio obteve 106 votos e ficou de fora da lista. Cada promotor pode escolher até três nomes na hora da votação.

Veja as opções de Rui Costa para o cargo

Pedro Maia Souza Marques
Natural de Salvador, tem 38 anos e ingressou no MP em 2004. Atuou nas comarcas de Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu e Vitória da Conquista. Foi promovido em 2013 para Salvador. Coordenou o Grupo de Atuação Especial de Combate a Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim).

Ediene Santos Lousado
Natural de Santa Terezinha, tem 50 anos e ingressou no Ministério Público em 1993. Atuou nas Promotorias de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Itiúba, Caravelas, Ilhéus e Barreiras. Foi promovida para Salvador em 2009, onde atuou na Vara de Tóxicos. Coordenou a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimonosas (Gaeco) e foi secretária-geral do MP. Atualmente exerce o cargo de procuradora-geral de Justiça.

Alexandre Soares Cruz
Natural de Salvador, tem 42 anos e ingressou no MP em 2002. Atuou nas Promotorias de Justiça de Conceição da Feira, Macaúbas, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. Foi promovido para Salvador em 2013. Coordenou as Promotorias Regionais de Teixeira de Freitas e Santo Antônio de Jesus. Foi presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas