Anúncio
Bahia

Guanambi: Operários da obra da Fiol cruzam os braços por salários atrasados

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Tiago Marques | Agência Sertão

Trabalhadores das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste estão de braços cruzados desde o dia 20 de fevereiro. Eles resolveram parar as atividades após o atraso de quase dois meses do salário. Segundo representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sindipav – Bahia), a empresa Pavotec, responsável pela execução do lote 5 da obra não está repassando os salários aos operários da obra.

Anúncio

Segundo o Sindipav, cerca de 350 operários trabalham na obra, além do salário atrasado, o sindicato cobra da Pavotec o pagamento de direitos trabalhistas a operários dispensados no final do ano passado.

Procurada, a Pavotec informou que negocia com os trabalhadores o pagamento e que já informou uma previsão para regulamentação dos salários e o retorno da obra. A empresa não informou se há atrasos de repasses por conta da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, estatal responsável pela execução da obra.

Representantes da Valec informaram que a Pavotec não apresentou à empresa o seguro garantia, documento indispensável para a efetivação do aditivo do contrato, vencido em dezembro do ano passado. A Valec informou que não pode realizar o pagamento de novas medições na obra enquanto a Pavotec não regularizar sua situação fiscal junto à estatal.

A construção do lote 5 da Fiol é de responsabilidade do consórcio Pavotec/Trial, são 162 km no trecho que vai de Bom Jesus da Lapa até Caetité. O último boletim da Valec, atualizado em dezembro do ano passado, indica que apenas 23% das obras do lote foram concluídas.

Obras atrasadas

Anúncio

A construção da Fiol faz parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). O objetivo da ferrovia é favorecer o escoamento da produção de grãos do Oeste do Estado e da extração de minério da Bahia Mineração em Caetité. O Porto Sul, cujas obras ainda não foram iniciadas, será o ponto final das cargas que sairão para várias partes do mundo. A obra da ferrovia começou a ser construída em 2011 e a previsão do governo era entrega-lá em 2014. Entretanto, a falta de dinheiro fez com que a obra praticamente travasse e o ritmo de construção foi diminuindo.

O trecho Ilhéus/Caetité (Fiol I) já está com 72,8% das obras concluídas, segundo a Valec, o trecho será finalizado no segundo semestre desse ano. Atualmente o empreendimento gera 469 empregos diretos e cerca de 1000 empregos indiretos. O lote I (Iapú Ilhéus), do consórcio Pavotec/Trial está praticamente parado com 40,5% das obras concluídas. Outro trecho que está com obras paradas é o lote 4 (Caetité-Tanhaçu). Ele está com 76,6% das obras executadas pelo Consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Melo/Serveng, no entanto o contrato foi rescindido em março de 2016 e as obras remanescentes serão licitadas.

Já o trecho Caetité/Barreiras (Fiol II) tem apenas 19,6 % das obras concluídas. A previsão de conclusão das obras da FIOL II (Caetité/ Barreiras) é para o segundo semestre de 2019. Atualmente, este empreendimento gera 1371 empregos diretos e cerca de 1800 empregos indiretos. O trecho Barreiras(BA)/Figueirópolis(TO) ainda não foi iniciado, ele interligará a Fiol à Ferrovia Norte-Sul (FNS) e vai possibilitar a integração da sistema ferroviário nacional.

Até dezembro de 2017 apenas 19,6% do trecho Caetité/Barreiras foi concluído

O projeto da Fiol prevê a construção de 1.526 km de trilhos de Ilhéus (BA) até Figueirópolis (TO).

Porto Sul

O Estado da Bahia e a Bahia Mineração (Bamin) fecharam acordo na China com o cronograma de atividades iniciais para as obras do Porto Sul, que possui todas as licenças necessárias para início da construção. De acordo com o governo estadual, o Porto Sul tem investimento total previsto de R$ 2,7 bilhões e será construído na localidade de Aritaguá, no litoral norte de Ilhéus.

Pelo porto será escoado, principalmente, o minério de ferro extraído pela Bahia Mineração no município de Caetité. A previsão é que cerca de 20 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro de alta qualidade sejam escoados pelo prazo de até 30 anos. O minério sairá de Caetité e chegará ao porto, em Ilhéus, através da Ferrovia Oeste-Leste que terá extensão de 1.527 km, sendo 1.100 km no estado da Bahia. A ferrovia terá capacidade para transportar 60 milhões de toneladas por ano.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 2 de março de 2018 17:40

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio