29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Zona de Convergência deve trazer bastante chuva para região de Guanambi a partir desta segunda (5)

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

A chuva está voltando à região de Guanambi, é o que vem indicando nos últimos os institutos de meteorologia. O calor predominou na região no fim de semana, neste domingo (4) foi registrada a temperatura mais alta do ano na cidade, os termômetros chegaram muito próximo dos 37ºC. Todo esse calor indicam a chegada de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), ela está em formação e pode trazer chuva para a região em um período superior a dez dias.

O tempo já começa a mudar a partir desta segunda-feira (5), já com possibilidade de pancadas de chuva em algumas regiões. A ZCAS deve está completamente formada na quarta-feira (7) e atingir seu pico entre sábado (10) e segunda (12). Caso se confirme a previsão, neste período de pico podem ocorrer alagamentos em algumas localidades.

Modelo americano GFS aponta acumulados de até 200 mm nos próximos 10 dias

Ao contrário da irregularidade registrada nas chuvas do final de fevereiro, a ZCAS deve trazer chuvas generalizadas para a região. O modelo americano GFS prevê acumulado de 156 mm para os próximos dez dias em Guanambi, já o modelo europeu ECMWF é menos otimista e prevê acumulado de 98 mm para o período.

Confira a previsão para os próximos 15 dias em Guanambi (atualizada às 3h00 de 05/03)

Fonte: Somar Meteorologia – Previsão por Município – Seagri/BA

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas