30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Guanambi: Ruas não pavimentadas ficam intransitáveis após chuvas

Mais Lidas

Da Redação da Agência Sertão

Moradores de diversas ruas de vários bairros de Guanambi estão com dificuldades para acessarem suas casas devido ao péssimo estado de algumas ruas não pavimentadas. Os casos mais críticos acontecem em ruas dos bairro Ipanema, Morada Nova, Liberdade. Também há pontos críticos nas ruas dos bairro Bela Vista, Brindes, Industrial entre outros.

Com as chuvas, as ruas ficaram bastante danificadas e o tráfego de veículo fica inviável, em algumas delas o trânsito fica interditado. Os moradores também reclamam do mato e do aparecimento de animais e insetos. Nas ruas já pavimentadas, a reclamação dos moradores é em razão dos diversos buracos abertos após as últimas chuvas.

Fora do período chuvoso o problema também é grande devido à poeira que sobe e invade as casas. “Quando vem a chuva é o barro e quando vem o sol é a poeira que invade nossas casas, a gente pode limpar várias vezes, rapidinho volta a sujeira”, disse uma moradora do bairro Ipanema.

Na última sexta-feira (9), o prefeito Jairo Magalhães se reuniu com moradores do bairro Bela Vista e se comprometeu a dar início à pavimentação de nove ruas do bairro, um dos mais próximos do centro da cidade que ainda não tem todas as ruas pavimentadas. A prefeitura informou que pretende pavimentar várias ruas dos bairros citados nos próximos meses.

Segundo a prefeitura, nos últimos meses foram pavimentas ruas do Bairro Candeal, o trecho que faltava da Rua Riachuelo, no Centro, além da pavimentação asfáltica de oito ruas no Distrito de Mutans. A prefeitura disse que também recuperou a pavimentação asfáltica da Av. Waldir Pires e pavimentou ruas na Vila de Ceraíma e nos bairros Sítio Vomitamel e Aeroporto. Outra obra de pavimentação em andamento é da  Avenida Antonieta Pimentel, que interliga o  BNH a outros quatro bairros. A prefeitura ainda destacou a obra de pavimentação da ladeira do Pará, na região do distrito de Ceraíma. A prefeitura informou que a pavimentação de ruas é uma prioridade da atual gestão e a manutenção das ruas será feita após o período chuvoso.

Além dos problemas em bairros já consolidados, há ainda muitas ruas em loteamentos irregulares. No ano passado a Prefeitura de Guanambi, através das Secretarias de Infraestrutura e da Fazenda, divulgou um comunicado onde admitiu que houve uma proliferação de loteamentos clandestinos e irregulares na zona urbana e rural da cidade. O comunicado amplamente divulgado em vários veículos alertava sobre os cuidados que se devem ter, antes de adquirir lotes. Na época, a Prefeitura salientou que intensificou a fiscalização e que vem notificando estes empreendimentos irregulares para a tomada de providências legais.

Novos loteamentos precisam de aprovação da prefeitura para comercialização dos lotes. O desmembramento só é aprovado após a emissão do licenciamento ambiental e do registro emitido pelo Cartório Imobiliário da Comarca de Guanambi. Além disso, devem possuir infraestrutura de água, esgoto, drenagem, energia e pavimentação, bem como áreas verdes e institucionais.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas