30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista
Home Oportunidades Cursos Fruticultores do Estreito recebem treinamento sobre cultivo de Umbu nesta sexta (23)

Fruticultores do Estreito recebem treinamento sobre cultivo de Umbu nesta sexta (23)

0
Fruticultores do Estreito recebem treinamento sobre cultivo de Umbu nesta sexta (23)

Fruticultores do perímetro irrigado do Estreito, em Sebastião Laranjeiras, receberão na próxima sexta-feira (23), um ciclo de palestras como foco no cultivo de Umbu. Os cultivos de Palma e de Abacaxi também serão abordados no encontro. O evento acontecerá às 18h, na casa de Dequinha, no Estreito III.

A ação faz parte do projeto de extensão do Programa de Bolsas de Iniciação em Extensão – PIBIEX 2017 do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. O projeto “Umbuzeiro como alternativa de produção para os produtores do Perímetro Irrigado do Estreito” é coordenado pelo professor Alessandro Arantes e executado pelos estudantes de Engenharia Agronômica Dener Silva e Kaique Montalvão.

Segundo o professor Alessandro Arantes,  a intenção é oferecer alternativas de produção com maior eficiência do uso da água e menor a aporte de insumos químicos para obtenção de uma renda familiar mais sustentável. “O Projeto Estreito sofre com a crise hídrica, consequência da escassez e da má distribuição de chuvas dos últimos anos. Os produtores que não conseguiram água subterrânea perderam toda a lavoura. Com o retorno da irrigação no ano passado foi renovada a esperança da implantação de novas áreas. Porém, em outubro o fornecimento de água foi novamente suspenso e os agricultores amargaram novos prejuízos. Desta forma é fundamental alternativas que reduzem a dependência da água de irrigação”, comentou Arantes.

As inscrições para o ciclo de palestras podem ser realizadas no local. O evento tem o apoio do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado do Estreito.

Deixe uma resposta