23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Obras de revitalização do Perímetro Irrigado de Ceraíma avançam

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

Cerca de 10% das obras de revitalização do Perímetro Irrigado de Ceraíma já foram concluídas, segundo informou representantes da Empresa A Dos Santos, vencedora da licitação realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para execução dos serviços.

O novo sistema de distribuição de água usa tubulações subterrâneas em substituição aos antigos canais, deteriorados pelo tempo. Segundo a Codevasf, este sistema de distribuição permite redução significativa do desperdício, o que vai garantir segurança hídrica por mais tempo aos agricultores do perímetro. Há dez anos, o sistema de irrigação entrou em colapso, após a barragem atingir seu volume morto. Atualmente a barragem conta com reserva de mais de 50 milhões de metros cúbicos de água, cerca de 90% de sua capacidade.

Veja mais detalhes sobre a obra

Antigo sistema de canais está sendo substituído por tubação subterrânea – Foto: Agência Sertão

 Ao todo, 112 famílias serão beneficiadas com o retorno da irrigação e o distrito de Ceraíma poderá retomar sua economia. Cerca de R$16 milhões estão sendo investidos na obra através da Codevasf. A volta da irrigação em Ceraíma também irá beneficiar os projetos didáticos e de pesquisas no Campus de Guanambi do IF Baiano.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas