30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Campanha contra H1N1 começa em 23 de abril, Bahia registra quatro mortes causadas pela doença

Mais Lidas

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia teve quatro mortes causadas pela gripe H1N1, até o dia 7 de abril. Não foram informados dados das vítimas, como sexo, nome e idade.

Até o dia 7 de abril foram registrados 215 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 18 mortes. Segundo a Sesab, dentre esses casos, 43 foram confirmados para influenza, sendo 36 pelo subtipo A H1N1 e desses, quatro morreram.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, três mortes aconteceram em Salvador e uma em Lauro de Freitas, na região metropolitana. A Sesab comunicou que a capital tem o maior número de casos da H1N1, 26. Camaçari, também na região metropolitana, tem dois; Dias D´Ávila, Governador Mangabeira, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, São Miguel das Matas e Ubatã com um caso cada um.

Conforme o Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana, um bebê de 1 ano e três meses morreu por causa da gripe H1N1, na terça-feira (10), na cidade que fica a 100 km de Salvador. Outros dois casos da doença já foram confirmados pelo Núcleo Regional de Saúde.

Apesar do município já ter confirmado a morte pela doença, a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) comunicou que ainda investiga as causas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe tem início no dia 23 de abril. Na Bahia, o objetivo é vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

Esses grupos são formados por idosos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha vai até o dia 1º de junho e terá o Dia D de mobilização nacional em 12 de maio.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), no ano passado, 84,60% do público alvo foi vacinado na Bahia, quando foram imunizadas 2,6 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 atingiram a meta de vacinar 90%. No Brasil, apenas 10, dos 27 estados alcançaram a meta.

Com informações do Varela Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas