32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Entenda a diferença entre as faixas AM e FM

Mais Lidas

As faixas AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequência modulada) são as responsáveis por modular os sinais de radiofreqüência. A diferença entre elas se caracteriza basicamente pela técnica de produção e estética de programação.

De acordo com Bruno Caputo, técnico do Laboratório de Radiojornalismo da UFSJ, essas distinções fazem toda a diferença na qualidade e alcance do sinal. “A faixa AM é correspondida entre 500 e 1600 Quilohertz e opera em amplitude modulada. Ela tem uma resposta de freqüência inferior a FM, porém, um alcance maior. Já a FM esta entre 88 e 108 Megahertz. Sua resposta de frequência é maior e seu alcance menor, sendo, portanto, o oposto da AM. Na pratica o som FM é considerado mais estéreo e agudo e o AM possui um som mais grave” diz.

Devido a essas diferenças, as rádios que optaram por trabalhar com determinada faixa adotaram um estilo peculiar de programação. Como a AM possui uma qualidade de som inferior a FM, ela vem ao longo dos anos sendo muito utilizada para prestação de serviços e oferecimento de notícias e a FM se tornou mais musical. Porém, segundo Bruno, a AM passou a sofrer  interferência dos aparelhos modernos como celular, computador e lâmpada fluorescente,  e isso passou a comprometer a recepção. Desse modo, surgiu a necessidade de mesclar ambas as faixas para suprir as limitações. Emissoras em FM passaram  a ter uma estética mais próxima das rádios AM e vice e versa.

Com a assinatura do decreto N⁰ 8.139 em março de 2014, as rádios AM passaram a ter a opção de migrarem para operar na faixa FM. Caputo acredita que a FM aumentará cada dia mais  sua audiência, pois muitas emissoras abandonarão a Amplitude Modulada para se tornar Frequência Modulada.  Mas ainda assim a AM persistirá, visto que há rádios que anseiam por uma cobertura longa, abrangendo o estado inteiro, e neste caso só a AM é capaz de agir.

Agência Sertão no Ar

No dia 14 de maio estreia um novo programa no rádio guanambiense. O site de notícias Agência Sertão ganha sua versão radiofônica de segunda a sexta, sempre às 17h. O programa se chamará Agência Sertão no Ar.

A sintonia para acompanhar as notícias da Agência Sertão é a Rádio Cultura de Guanambi, 94,7 FM. Emissora e Agência acertaram os últimos termos para a inclusão do programa na grade.

Depois de pouco mais de um ano fora do rádio, o comunicador Tiago Marques estará de volta ao ar, ele comandará o programa que terá a participação de Jara Pimentel, Joana Martins, Geovane Santos e Edu Vale, todos integrantes da equipe da Agência Sertão.

O foco do programa será o noticiário local, principalmente relacionado à política, educação, guia de oportunidades e cotidiano, além da previsão do tempo atualizada e de clássicos e lançamentos da música. A ideia é que o programa seja transmitido ao vivo em vídeo pelo Facebook, Youtube e pelo site da Agência Sertão.

Fonte: Jornalismou / Agência Sertão

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas