Anúncio

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), organização ligada ao Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, realizou um ciclo de treinamentos com agricultores e agricultoras familiares de Candiba, Urandi, Caetité e Guanambi. O último curso do ciclo aconteceu neste fim de semana, em Guanambi. Os treinamentos têm apoio das secretarias municipais de Agricultura, sindicatos e associações rurais.

Segundo a professora Felizarda Bebé, os treinamentos visam qualificar os produtores para produzir sem uso de agrotóxicos e transgênicos, gerando alimentos saudáveis e seguros. “A produção orgânica e agroecológica visa o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável, gerando renda para os agricultores e alimentos seguros para a população”, frisou.

Os cursos abordaram os diversos aspectos da produção agroecológica, como o uso de produtos naturais para combater as pragas das lavouras e as técnicas de cultivo para garantir a produção. O desafio do Neapo é incentivar a transição da agricultura convencional para a base agroecológica e, no futuro próximo, credenciar os agricultores para produzir alimentos orgânicos certificados.

Nos dias 18 e 19 de maio, o IF Baiano realiza o II Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica e a II Feira de Base Agroecológica. O evento contará com palestrantes renomados e minicursos para ensinar na prática várias técnicas de produção. Na feira serão comercializados produtos de agricultores de toda a região que já produzem sem uso de agrotóxicos. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (11).

Anúncio

Deixe uma resposta