30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Reestruturação de Escola Família Agrícola em Riacho de Santana é tema de reunião

Mais Lidas

Gestores, coordenadores e técnicos das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Educação, deputados e membros da sociedade civil, estiveram reunidos, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com o objetivo de debater iniciativas para revitalizar e aprimorar o trabalho da Escola Família Agrícola (EFA) do município de Riacho de Santana, no Território de Identidade Velho Chico.

Durante a reunião, na segunda-feira (7), realizada no gabinete da SDR, foram discutidos assuntos sobre questões estruturais, requalificação dos espaços construídos, grade curricular, estratégias pedagógicas, cursos e aplicação de tecnologias sustentáveis, entre outras demandas.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, explicou que a agenda é um desdobramento da visita que o governador Rui Costa fez ao Território Velho Chico, no fim do mês de abril, quando solicitou que fosse formada uma comissão para tratar das demandas educacionais elencadas pela EFA de Riacho de Santana.

“As EFAs formam profissionais com um perfil diferenciado, que têm capacidade de enxergar os biomas, as comunidades e os aspectos da agroecologia, além de garantir que a juventude permaneça no campo e haja a sucessão rural. Estamos alinhados com a Secretaria da Educação, no sentido de ver quais responsabilidades são de nossa competência, nessa demanda dirigida, para dar continuar com a visibilidade ao trabalho que as EFAs fazem pelo desenvolvimento rural da Bahia”.

Egressa da EFA de Riacho de Santana, a diretora de Agregação de Valor e Acesso à Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Elisabete Costa, participou da reunião e informou que a instituição desempenha um papel importante para a agricultura familiar, pois assegura, por meio da pedagogia da alternância, que os estudantes fiquem um período na escola e outro na comunidade, colocando em prática o conteúdo absorvido em sala.

Aecofaba

O assessor técnico da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba), José Nivaldo Costa, disse que em 40 anos de existência da EFA de Riacho de Santana, a primeira vez que a entidade recebeu a visita de um governador de Estado foi agora, com Rui Costa. Nivaldo também disse que os alinhamentos durante a reunião fluíram e que vê toda a mobilização em prol da melhoria do ensino focado no meio rural, com esperança

Segundo o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, da Secretaria da Educação, Durval Libânio, a reunião foi satisfatória, pois apontou caminhos para integrar as políticas públicas de educação junto com o desenvolvimento rural sustentável. Leia mais no site da SDR. 

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas