23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

IF Baiano realiza Seminário e Feira de Agroecologia e Produção Orgânica nesta sexta e sábado

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, através do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), realiza nesta sexta-feira (18) e sábado (19) o II Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica e a II Feira de Base Agroecológica do Território Sertão Produtivo.

Palestrantes renomados apresentam as tendências da agroecologia e produção orgânica e os participantes aprendem na prática as técnicas para produzir alimentos sem uso de agrotóxicos e transgênico e em harmonia com os recursos naturais. Haverá também apresentação de trabalhos em forma de poster.

As inscrições para o Seminário e já foram encerradas, no entanto a visitação à Feira de Base Agroecológica é aberta ao público externo. Agricultoras e agricultores de municípios da região irão comercializar seus produtos sem produtos químicos. São frutas, hortaliças, doces, conservas, sucos, polpa de frutas, entre outros.

Veja a programação completa do II Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica

Para a professora Felizarda Bebé, coordenadora no Neapo, o grande desafio é certificar os primeiros produtores da região para a produção de alimentos orgânicos. “Já são dois anos de desenvolvimento de projetos através do Neapo para aproximar os agricultores e agricultoras da agroecologia e da produção orgânica. Conseguimos boas experiências neste período, através da realização de cursos levamos várias técnicas para as comunidades. Nosso objetivo a partir de agora é preparar esses agricultores para buscarem a certificação de orgânicos, e assim, promover a agregação de valor aos produtos e evitar fraudes”, comenta a professora.

A primeira edição do Seapo e a  I Feira Agroecológica foram realizadas no dia 6 de maio de 2017 e serviu como trocas experiências, ampliando e valorizando a Agroecologia e a Produção Orgânica na região.

Veja como foi:

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas