30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Paralisação prejudica instalação e manutenção de internet e celular

Mais Lidas

As companhias prestadoras de serviço de telefonia e internet encaminharam um pedido formal à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) neste domingo (27), solicitando que o abastecimento da frota de veículos utilizados na manutenção das redes seja priorizado para “proteger a operação de infraestrutura crítica do setor”, informou o sindicato das empresas de telecomunicação (SindiTelebrasil).

Sem essa medida, as prestadoras, “que estão com seus estoques de combustível praticamente zerados” devido à greve dos caminhoneiros, segundo nota emitida pela entidade, não conseguirão realizar os serviços de manutenção e reparo e o acesso a internet, telefone e SMS poderá ser comprometido.

Também foi solicitada a escolta de caminhões-tanque até os reservatórios de abastecimento dos geradores usados nas centrais de telecomunicações, que são acionados em casos de falta de energia comercial.

“Isso poderá prejudicar não só o consumidor individual, mas principalmente órgãos com atividades essenciais, como hospitais, bombeiros, segurança pública, que poderão ter serviços de telefone, SMS e internet suspensos por eventuais falhas que não possam ser corrigidas, pela impossibilidade de deslocamento das equipes”, diz a nota.

Devido ao desabastecimento para a frota de veículos usados para manutenção, algumas prestadoras chegaram a alertar os clientes sobre a possibilidade de adiar instalações.

A Vivo emitiu uma mensagem pelo telefone 10315 afirmando que poderão ocorrer atrasos nas visitas técnicas e disse que entrará em contato com os clientes afetados para reagendar o atendimento. As visitas emergenciais, no entanto, estão sendo priorizadas na medida do possível, segundo o recado.

O SindiTelebrasil alertou principalmente para a dificuldade de manutenção no caso de falhas massivas, “que, quando ocorrem, atingem milhares ou até milhões de pessoas, interrompendo diversos serviços de telecomunicações”.

Via Veja

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas