29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Kim Jong-un e Donald Trump assinam acordo de desnuclearização norte-coreana

Ambas as partes "decidiram deixar o passado para trás" e "o mundo verá uma grande mudança", segundo Kim

Mais Lidas

Coreia do Norte se comprometeu com a desnuclearização completa da península coreana nesta terça-feira (12), durante o encontro com o líder, Kim Jong-un, e o presidente dos Estado Unidos, Donald Trump.

Ambas as partes “decidiram deixar o passado para trás” e “o mundo verá uma grande mudança”, segundo Kim, que assinou uma declaração de quatro itens ao lado de Trump.

Segundo o G1, em um dos quatro itens do documento, o líder norte-coreano se compromete a trabalhar pela desnuclearização completa da península coreana, reafirmando o que foi determinado pela Declaração de Panmunjon, assinada em 27 de abril de 2018 pelas duas Coreias.

O conteúdo do documento foi considerado “bastante completo” por Trump, que diz que os países estabeleceram uma ligação especial após a assinatura. O presidente americano afirmou, inclusive, que irá “certamente” convidar Kim a visitar a Casa Branca.

C. É um negociador de valor, que negocia em benefício de seu povo”, elogiou.

O documento assinado por Trump e Kim possui quatro pontos:

  • EUA e Coreia do Norte se comprometem a estabelecer relações de acordo com o desejo de seus povos pela paz e prosperidade;
  • Os dois países irão unir seus esforços para construir um regime de paz estável e duradouro na península coreana;
  • Reafirmando a Declaração de Panmunjon, de 27 de abril de 2018, a Coreia do Norte se compromete a trabalhar em direção à completa desnuclearização da península coreana;
  • Os EUA e a Coreia do Norte se comprometem a recuperar os restos mortais de  prisioneiros de guerra, incluindo a imediata repatriação daqueles já identificados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas