35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Ferramenta de inteligência geográfica vai monitorar vegetação na Bahia

O objetivo, diz a Sema, é subsidiar o trabalho dos especialistas nas ações de fiscalização e monitoramento, agilizando a efetividade ambiental no estado

Mais Lidas

Na próxima sexta-feira (06) a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) irão lançar a plataforma online Curupira, um sistema de inteligência geográfica para monitoramento continuado da vegetação do estado da Bahia.

O objetivo, diz a Sema, é subsidiar o trabalho dos especialistas nas ações de fiscalização e monitoramento, agilizando a efetividade ambiental no estado. O evento de lançamento acontece, em Salvador, no auditório da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), às 9:30 da manhã.

O Curupira é uma ferramenta que utiliza recursos de inteligência geográfica, imagens de satélite e processamento de computação de alta performance na nuvem, proporcionando resultados e indicativos de áreas prioritárias para fiscalização, além de monitorar o incremento vegetal. A ferramenta estará disponível no dia do seu lançamento no site curupira.seia.ba.gov.br.

Plataforma Curupira

A plataforma está dividida em quatro módulos, o de Decremento Vegetal que proporciona dados mensais que são cruzados com informações do Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA) com o objetivo de verificar mudanças de uso do solo.

No módulo de Regeneração Vegetal, o objetivo é monitorar a recuperação da vegetação nas áreas degradadas, principalmente em unidades de conservação, áreas de preservação permanente e reservas legais cadastradas no Cadastro Estadual Ambiental Rural (Cefir). Já no módulo de Áreas Irrigadas, possibilita a verificação de áreas que estão sendo irrigadas no estado.

Por último, o módulo de Área sem Vegetação Nativa. Nessa camada, a plataforma apresenta uma visão geral da situação das áreas rurais no período estabelecido pelo marco legal da proteção da vegetação nativa (Lei Federal 12.651 de 25 de maio de 2012) na data estabelecida de 22 de julho de 2008, compondo o mapa de áreas de uso consolidado do estado.

Fonte: Secom-Ba.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas