23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Foi realizado em Guanambi o 1º Treinão XCP de Mountain Bike

O evento obteve a presença de 80 ciclistas inscritos, todos percorreram um circuito de 40 km

Mais Lidas

Geovane Santos | Agência Sertão

A Associação dos Ciclistas da Serra Geral promoveu neste domingo (29), o 1º Treinão de Cross Country Ponto a Ponto (XCP) – Desafio dos Morros 2018. O evento contou com algumas parcerias, entre elas o Centro Universitário UniFG. Apesar do nome treinão, os ciclistas participaram de uma disputa, sendo que, os melhores colocados subiram ao pódio e receberam premiações.

A competição obteve a presença de 80 ciclistas inscritos, todos percorreram um circuito de 40 km. A largada oficial foi na AV. presidente Dutra, Bairro novo Horizonte, às 8h. Os ciclistas pedalaram por um percurso com predominância de estrada de terra, sentido Morro do Cangulo, e chegaram ao mesmo local da largada. Antes da largada oficial, os participantes se concentraram na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão), às 7h e fizeram uma largada simbólica.

Segundo o presidente da associação, Cristiano castro, essa competição será concluída com três etapas. A etapa deste domingo foi à primeira, denominada – Etapa Morro do Cangulo. A próxima etapa – Morro do São Joaquim ocorrerá no dia 26 de agosto. A terceira e última etapa – Morro de Dentro, está prevista para o dia 30 de setembro. Após a conclusão da competição o melhor colocado, na somatória das etapas, receberá como premiação final; uma inscrição para a ultra maratona que acontecerá em Arraial D`Ajuda, Porto Seguro-Ba, no mês de outubro.

Quem saiu na frente foi Júlio César ou (Batatão), apelido em referência ao tamanho da musculatura da panturrilha. Batatão conquistou a 1º colocação na classificação geral, o tempo de prova dele foi de (1:19:20), um pouco mais de 1h e 19m, quatro minutos a frente do segundo colocado Léo Bike. Batatão é um atleta inscrito na elite da competição que é composta por oito categorias; Sub 50 Master, Sub 40 Master, Sub 35 Master, sub 30, Sub 23, Feminina, Elite e Elite Feminina. Os competidores largaram ao mesmo tempo, ou seja, todas as categorias de forma simultânea. Apenas uma largada, porém, os pódios e premiações foram separados por categorias.

Batatão tem 30 anos de idade é natural de Brumado, mas reside atualmente em Guanambi. Ele relata que iniciou a trajetória com o pedal aos 16 anos de idade e fala da rotina de treinos que proporcionaram o êxito nessa prova. “A preparação é continua, não é só para essa prova, mas para várias provas durante o ano, através disso é possível obter um bom desempenho”, revela.

A manhã não foi especial apenas para os homens. Apesar da predominância masculina, as mulheres também estiveram presentes, foram 13 mulheres inscritas na competição. Com muita desenvoltura, Ana Maria conquistou a 1º colocação na categoria “Elite para mulheres”, o tempo de prova dela foi de (1:32:34), pouco mais de 1h e 30m, a frente de vários homens.

Aninha como é conhecida, fala da importância da participação das mulheres em eventos esportivos. “Foi muito bom participar, eu venho participando de várias provas. É uma pena, um evento aqui em Guanambi e poucas mulheres participando, eu queria levantar elas, colocá-las para pedalar, porque é um esporte que traz vários benefícios, eu me sinto bem no ciclismo; sai o stress do dia-a-dia, muito bom para saúde”.

O evento disponibilizou ainda, um momento de fisioterapia para os atletas, o fisioterapeuta Carlos Filho já acompanhou três ciclistas em Salvador. Segundo ele, “o trabalho abrange desde o preventivo até a recuperação dos atletas”. Após a chegada do 1º Treinão, os atletas passaram pelo Recover, um procedimento de recuperação. “A proposta de está aqui em Guanambi é de acompanhar os ciclistas e abrir um Studio de Pilates. O Pilates hoje é a atividade que mais busca mobilidade, alongamento e flexibilidade”, explica o fisioterapeuta.

Cristiano Castro, presidente a dois meses da Associação dos Ciclistas da Serra Geral, conta que “o objetivo da associação é de realizar um trabalho social e coletivo com os ciclistas de Guanambi, não é de buscar espaço na sociedade apenas, mas mostrar que temos direito de curtir as trilhas que temos na região e o evento nasceu para movimentar os associados”, pontua.

Confira a classificação geral oficial: CLASSIFICACÃO GERAL MASCULINO E FEMININO 1° TREINÃO.

Largada
Pódio Elite Feminina
Batatão disputando a 1º colocação
Pódio Elite Masculina
Aninha 1° colocada Elite Feminina
Procedimento Recover
Procedimento Recover
 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas