22.6 C
Guanambi
16.5 C
Vitória da Conquista

Saúde mental no ambiente universitário é tema da Aula Inaugural do Semestre na UniFG

Mais Lidas

O Centro Universitário UniFG realiza, na segunda-feira (6), às 19h, no campus UniFG, a Aula Inaugural do semestre 2018.2. O evento é destinado a todos os semestres dos cursos de graduação e vai contar com a presença da Profa. Ana Mara Dutra, psicóloga e docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professores e alunos devem realizar a inscrição para o evento, gratuitamente, pelo site da UniFG. A Aula inaugural também é aberta à comunidade de Guanambi e região.

O tema da Aula Inaugural será “Vulnerabilidade e bem-estar emocional no ambiente universitário”. A pauta vem recebendo especial atenção dos pesquisadores da área de educação superior. As exigências e demandas da vida universitária, como prazos apertados, múltiplas disciplinas, a pressão da rotina diária podem levar estudantes e professores ao esgotamento físico e psicológico.

Saúde mental no ambiente universitário
A palestrante será Ana Mara Dutra, psicóloga e docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Segundo pesquisa publicada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, 15% dos estudantes de nível superior apresentam algum quadro depressivo. A média geral de quem não passa pelos dissabores da vida acadêmica é de 4%. Outro estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), apontou que 41% dos estudantes de medicina brasileiros sofrem do mesmo mal. Mais um levantamento, também feito pela USP, apontou que 1 em cada três alunos de pós-graduação sentem-se deprimidos ou ansiosos.

Via Assessoria de Imprensa da UniFG

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas