26.4 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

6 dicas para ter um melhor rendimento nos estudos

Mais Lidas

Estudar é algo necessário, mas também é uma tarefa de extrema dificuldade para muitos. Para felicidade dessas pessoas, existem algumas dicas que podem ajudar, e muito, durante os estudos, até mesmo na concentração. As dicas em questão vão te ajudar a estudar melhor, a aprender mais e a utilizar menos tempo na tarefa. Elas servem para quem está na escola, na faculdade e até mesmo para quem vai prestar concursos públicos.

1) Procure um lugar adequado Antes de focarmos na parte do conteúdo, é importante que você encontre um local calmo para estudar, pois isso é de extrema necessidade. O som que vem do ambiente pode se tornar um inimigo e atrapalhar totalmente seu aprendizado. Procure um local bem iluminado, com pouco barulho – um fone de ouvido e uma música calma podem ajudar, se a sua residência não possuir um espaço com pouco barulho. E o mais importante: escolha um local que seja confortável, pois durante os estudos você ficará um bom tempo na mesma posição. Caso na sua casa não possua um espaço próximo do descrito anteriormente, talvez seja uma boa opção buscar uma biblioteca, ou até mesmo um parque pouco movimentado. O ar puro pode ser a melhor opção para estudar de forma relaxada.

2) Deixe tudo preparado Após encontrar o local ideal para os seus estudos, prepare o ambiente. Deixe perto de você tudo o que deverá utilizar para estudar. É necessário que você tenha em fácil acesso os livros que pretende utilizar, caneca, caderno para anotações, água e até mesmo um alimento – a fome sempre bate e o recomendado para a hora dos estudos é que você consuma uma fruta. Com tudo ao seu alcance, você evita sair do local de estudo para resolver alguma questão, como pegar água, por exemplo. O que pode acabar te desconcentrando e prejudicando os seus estudos.

3) Separe esse tempo apenas para isso Como já foi dito anteriormente, pausar os estudos para fazer outra atividade vai te atrapalhar. Logo, é importante que você separe um tempo apenas para os estudos. Deixe seu smartphone longe do ambiente de estudo, remarque qualquer atividade para depois que você concluir suas tarefas e deixe claro para qualquer pessoa nos arredores que você está estudando. Nesse momento, o interessante é realmente deixar um horário específico para estudar, marcando horário de início e de término. Com esse planejamento, você sabe que não vai deixar nenhuma atividade para trás e muito menos se atrapalhar.

A pausa no estudo, por menor que seja, pode fazer com que você fique desconcentrado. Seu cérebro pode acabar não memorizando o conteúdo da forma necessária. Portanto, é realmente importante separar um tempo apenas para os estudos.

4) Estude todos os dias Para se sair bem nos estudos, não é necessário ficar o dia inteiro estudando. Na verdade, isso não é recomendado. O melhor a se fazer é estudar diariamente, mesmo que uma ou duas horas por dia. Ao final, o resultado será mais satisfatório do que um dia inteiro de estudo intenso e dois dias de descanso. Então, separe uma hora do seu dia, estude, repita isso durante toda a semana e você vai verificar que, no final, o resultado será satisfatório. Caso a sua prova, ou o motivo dos seus estudos, esteja chegando perto e seu tempo esteja apertado, você deverá estudar de forma mais intensa. Mas, se possível, evite.

5) Inicie os estudos com os assuntos difíceis Todo mundo tem aquela matéria com a qual não tem afinidade, e sente extrema dificuldade para estudar. Aqui, o recomendado é deixar essa matéria em primeiro plano. Quando você inicia os seus estudos, o cérebro está mais relaxado e esse é o melhor momento para ter mais facilidade de entender o tema com maior complexidade. Com isso, o resultado buscado ficará mais fácil de ser alcançado. Deixe para estudar os temas que você mais domina no final do dia, pois esses irão fluir de forma muito mais simples, sem grandes dificuldades.

6) Veja a melhor forma de estudo para você Algumas pessoas se dão bem lendo o conteúdo, outras assistindo vídeos, e outras apenas com áudios sobre o assunto. O recomendado é tentar todas as formas possíveis de estudo e verificar em qual você se sai melhor. Pode ocorrer até mesmo de utilizar todas elas e, ao fim, ter um ótimo resultado. Elimine aquele formato que não te agrada, que te dá sono ou que de forma alguma consegue te deixar concentrado.

Bons estudos! Com essas dicas, certamente você terá uma melhora em seus estudos e conseguirá o resultado que almeja. O importante, agora, é se planejar e seguir os passos ditos anteriormente.

Vinícius Fontes – Content Analyst 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas