30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional no Rio de Janeiro

O Museu Nacional é a instituição científica mais antiga do país e tinha um acervo de mais de 20 milhões de itens.

Mais Lidas

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, na noite deste domingo (2). A instituição completou 200 anos em 2018, tinha um acervo de 20 milhões de itens e sofria com falta de reformas e enfrentava problemas de orçamento.

Segundo o G1, o fogo começou por volta das 19h30 e foi controlado no fim da madrugada desta segunda-feira (03).  Segundo bombeiros, praticamente tudo foi destruído. Quando as equipes chegaram ao local,  conseguiram recuperar itens da parte de botânica e alguns documentos. O restante foi completamente consumido pelas chamas e destruído pelo desabamento do telhado.

O Museu Nacional é a instituição científica mais antiga do país e tinha um acervo de mais de 20 milhões de itens. Entre eles, estava o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas e tesouro arqueológico nacional, e o maior meteorito já achado no país.

Segundo a assessoria de imprensa do museu e o Corpo de Bombeiros, não há feridos. Apenas quatro vigilantes estavam no local, mas eles conseguiram sair a tempo.

As causas do fogo serão investigadas. A Polícia Civil abriu inquérito e repassará o caso para a Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas