Bahia

TRE-BA confirma inelegibilidade de Charles Fernandes, ele continua candidato, entenda!

Publicado por
Compartilhado

Tiago Marques | Agência Sertão

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) confirmaram a inelegibilidade do ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes, a decisão no entanto não impede que ele continue sua campanha ao cargo de deputado federal, pois seu registro de candidatura foi deferido na última quarta-feira (12). A decisão portanto pode impedir que ele tome posse caso seja eleito, pois haverá questionamento sobre a aplicação da inelegibilidade na fase de diplomação.

A decisão de hoje foi sobre os recursos em uma Ação de Investigação Eleitoral interposta pela Coligação Guanambi do Trabalho contra o ex-prefeito Charles Fernandes (PSD) e contra o atual prefeito Jairo Magalhães (PSB) e o vice-prefeito Hugo Costa. Na sentença expedida no dia 9 de abril pelo juiz eleitoral João Batista Pereira Pinto, foi declarada a inelegibilidade do ex-prefeito por a abuso de poder político e de autoridade, com influência sobre as eleições municipais de 2016 no Município de Guanambi.

Cinco juízes do colegiado do TRE-BA votaram pela manutenção da sentença que determinou a inelegibilidade, um dos juízes votou pela suspensão da medida. O julgamento estava previsto para o dia 24 de agosto, foi remarcado para o dia 4 de setembro, mas não foi julgado em razão de novos e sucessivos pedidos de vista, entrando na pauta desta quarta-feira (19).

A ação foi interposta pela coligação derrotada nas últimas eleições. A alegação foi que, frente à Prefeitura de Guanambi, Charles Fernandes abusou do poder político ao contratar grande número de servidores em ano eleitoral, sem concurso público ou processo seletivo, bem como rescindindo contratos em período vedado. Ao todo, foram contratados 937 servidores temporários no ano de 2016, inclusive no período vedado pela legislação eleitoral, bem como foram feitas rescisões de contrato de profissionais ligados a adversários políticos.

Na mesma ação, era pedida a cassação da chapa do prefeito Jairo Magalhães e seu vice Hugo Costa, pois eles seriam os beneficiários das contratações. Com o voto do presidente do TRE-BA, eles foram livrados da cassação pelo placar de 4 a 3. O TRE-BA ainda suspendeu as multas aplicadas pelo juiz eleitoral aos três políticos.

Ao portal Folha do Vale, Fernandes afirmou que está tranquilo e vai continuar firme e forte na campanha. “Eu acredito na justiça e na minha assessoria jurídica. Existem recursos impetrados, estou absolutamente tranquilo”, afirmou Fernandes.

Esta postagem foi publicada em 19 de setembro de 2018 18:17

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024

Programação da Festa de Santo Antônio de Urandi 2024 foi divulgada

Entre os dias 1º e 13 de junho, o município de Urandi, na Região de…

1 de maio de 2024

Concurso da Prefeitura de Irecê encerra inscrições no próximo domingo

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Irecê, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Apostador da Bahia ganhou R$ 45,5 mil na Mega-Sena desta terça-feira

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2719 da Mega-Sena, sorteado na noite desta terça-feira,…

1 de maio de 2024

Fundação José Silveira abriu vagas de emprego e estágio em Feira de Santana, Itapetinga, Jequié e Salvador

A Fundação José Silveira (FJS), instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende principalmente a população…

1 de maio de 2024

Detran abriu novo leilão com quase 250 veículos e sucatas em Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus e Jacobina

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran) abriu um novo leilão de…

1 de maio de 2024