23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Cooperativa realiza teste do projeto de revitalização do Perímetro Irrigado de Ceraíma

Na ocasião foi testado o fornecimento de água da barragem de Ceraima a um lote agrícola

Mais Lidas

Geovane Santos | Agência Sertão

A Cooperativa de Irrigação do Projeto Ceraíma – Cooperc, realizou na tarde desta terça-feira (2), o teste inicial da rede principal de condução de água do novo projeto de reestruturação hídrica e modernização do Perímetro Irrigado de Ceraíma.

Foram convidados para o evento, a população de Guanambi e região e todos os irrigantes do Perímetro Irrigado de Ceraíma.

Desde 2008, o projeto de irrigação foi suspenso e a agricultura familiar esteve paralisada por esse período. Mas nos últimos anos, a Barragem de Ceraíma, de onde era proveniente a irrigação atingiu quase 100% de sua capacidade, sendo possível a recuperação de 112 lotes agrícolas, após a conclusão do novo projeto de irrigação.

As obras foram iniciadas em março, no total, serão investidos mais de R$ 16,5 milhões no projeto. Até o momento, 60% da obra foi concluída. A previsão é de que toda a revitalização do perímetro irrigada fique pronta em dezembro deste ano.

Segundo Adilson Santos engenheiro responsável, a perspectiva é entregar o eixo um, que abrange 24 lotes, esse mês. Ainda segundo o engenheiro, a previsão é atender um total de 130 produtores.

Na ocasião, foi testado o fornecimento de água da barragem de Ceraíma a um lote agrícola. E também foi emitida a ordem de serviço para o início dos trabalhos de recuperação da infraestrutura civil do projeto – sede da Coorpec, galpão, oficina e estradas.

O presidente da Cooperc Marco Antônio Fraga, falou da importância do projeto e as mudanças que serão possibilitadas tanto para economia familiar, quanto para a economia do distrito e região. “Vai ser de muita importância. Em 2005 começou a diminuição da água, 2008 paramos tudo e a população passou a deixar o distrito para trabalhar. Com o retorno da água, vamos recomeçar. Os que saíram estão retornando porque conhecem o potencial produtivo de Ceraíma. Então a expectativa é grande para o retorno da água e das pessoas, para que o distrito volte a ser como antes”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas