23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

E-título: saiba como baixar o título digital para votar nestas eleições

O E-título está disponível para os aparelhos de celular e tablets que utilizam os sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android

Mais Lidas

Os eleitores que forem votar no próximo domingo (7) poderão usar o e-título, aplicativo de celular que traz a versão digital do título de eleitor impresso. O e-titulo contém as informações sobre a situação do eleitor e local de votação, e pode até substituir o documento com foto, para aquele eleitor que já fez o recadastramento biométrico.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o E-título está disponível para os aparelhos de celular e tablets que utilizam os sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android.

De acordo com o G1, ao baixar o aplicativo e realizar a busca com o número do título de eleitor, o cidadão poderá ter acesso a informações sobre a zona eleitoral em que votará e sua situação cadastral em tempo real.

Conforme estatísticas do TSE, até agora só 6.319.161 eleitores baixaram o e-título, o que representa 4,3% do eleitorado.

Como usar

Após baixar o app no celular, basta inserir os dados pessoais exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral. Se houver discordância, o sistema não validará o cadastro.

Se o eleitor já tiver feito o recadastramento biométrico – cadastro das impressões digitais junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-título virá acompanhada da foto do eleitor. Assim, não é preciso levar documento com foto nem título de eleitor.

Em Guanambi um levantamento da Justiça Eleitoral mostra que o município tem cadastrado 60.392 eleitores aptos para votarem nas eleições de 2018. Em 2016, 60.409 pessoas com direito a voto estavam cadastradas.

Entre os motivos para a queda está o recadastramento biométrico. De acordo com a Justiça Eleitoral, 6 mil títulos foram cancelados no município, estes eleitores não compareceram para fazer a biometria. O número é maior do que o de novos eleitores.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas