32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Jornalistas do Estadão ministram palestra para alunos do curso de jornalismo da UniFG

O evento foi realizado via videoconferência, no campus da UniFG, e foi organizado pela professora e jornalista Cris Girardi

Mais Lidas

Na noite desta quarta-feira (24), os jornalistas do Jornal Estadão, Murilo Busolin Rodrigues e Ananda Portela, apresentadores do Drops, nome dado ao Stories do Instagram no Estadão, ministraram uma palestra para os alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário UniFG.

O evento foi realizado via videoconferência, no campus da UniFG, e foi organizado pela professora e jornalista Cris Girardi. O tema abordado pelos jornalistas foi – “Produção de conteúdo para rede social: uma visão dos jornalistas do Estadão”.

O jornalista Murilo Busolin Rodrigues, criador e apresentador do Drops do Estadão, falou como surgiu o Drops. Murilo explica que a ideia surgiu de forma aleatória, sem um planejamento prévio. O projeto, segundo ele, foi surgindo após a participação dele em uma palestra na sede do Facebook e Instagram em São Paulo.

“Uma nova maneira de fazer jornalismo, com o objetivo de fazer a diferença, mantendo a qualidade Estadão. Assuntos relevantes, com uma pitada de humor, para atrair o público jovem. Ideia fora da casinha – mais liberdade, linguagem jovial e interatividade, com vídeos curtos e bastidores das matérias”, explica Murilo sobre o Drops.

O jornalista pontuou que no início, o projeto obteve três milhões de visualizações em um único mês. Atualmente, o Drops recebe uma média de 5 milhões de visualizações e alguns meses chegam a 7 milhões, atingindo uma média de 70 milhões de visualizações por ano.

A jornalista Ananda Portela, disse aos alunos que resistência é a palavra que motiva o jornalista. “A resistência é uma característica histórica dos jornalistas e devemos mantê-la”, disse.

Após a introdução dos palestrantes, os alunos fizeram perguntas abordando os diversos âmbitos do jornalismo e o cenário atual – política, rotina na redação, não exigência do diploma para exercer a profissão de jornalismo, dentre outras.

Com o sucesso do Drops, Ananda e Murilo pensam em expandir o projeto, através de minicursos e palestras. Segundo eles, pelo menos 20 trabalhos acadêmicos já foram realizados abordando o tema.

No final, Milena Castro, coordenadora do curso de Jornalismo, disse que o objetivo do evento foi promover essa integração entre alunos e jornalistas experientes e agradeceu aos palestrantes pela contribuição.

Os jornalistas fizeram um Drops, de 15 segundos, para o Stories do Estadão com os alunos da UniFG confira:

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas