21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Diocese de Caetité realiza 3º Seminário de Comunicação

O tema abordado este ano foi  “Fake news e jornalismo de paz”

Mais Lidas

A Pastoral da Comunicação (Pascom) de Caetité realizou, nos dias 3 e 4 de novembro, o 3º seminário  de comunicação. O evento ocorreu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), na cidade de Caetité. O evento teve como público alvo agentes da Pascom e comunicadores de toda a região.

O tema abordado este ano foi  “Fake news e jornalismo de paz”. No Seminário, a jornalista e professora do Centro Universitário – UniFG, Crislene Girardi, explicou o fenômeno e abordou ainda os impactos que essas notícias causam à sociedade e como identificá-las. Na programação, foram desenvolvidas oficinas sobre os mecanismos para a produção audiovisual, ministrada pelo jornalista da TV Sudoeste, Luan Vinícius Ferreira.

Luan falou sobre algumas peculiaridades para produzir bons conteúdos para o Instagram e Fecebook usando o aparelho celular. “É possível produzir conteúdos com qualidade, mas é preciso ser criativo. Um bom exemplo é o Drops do Estadão – aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos no Instagram”.

A jornalista e professora da UniFG, Cris Girardi, explicou como funciona o fenômeno denominado Fakes News, termo bastante abordado como influenciador no processo eleitoral de 2018. Segundo Cris, Fake news são notícias e informações falsas ou modificadas e que são veiculadas na internet com o propósito de manipular pessoas e eventos.

Para Girardi, Algumas pessoas acreditam que as Fake News prejudicam apenas pessoas públicas, mas isso não é uma regra. Ela citou  o caso de uma mulher em São Paulo que foi espancada até a morte depois de ser acusada de sequestrar e matar crianças para fazer magia negra. Os boatos associavam seu nome e imagem ao crime e só após sua morte a verdade apareceu.

O padre Paulo Henrique Neves de Souza, assessor espiritual da Pascom, em entrevista ao portal Folha do Vale, disse que o evento foi muito produtivo. “Esse foi o 3º Seminário de Comunicação, foi muito produtivo. Falamos sobre Fake News, Somos bombardeados diariamente com algumas notícias verdadeiras, outras não. Nosso objetivo é justamente identificar essas notícias, tenho certeza de que foi um momento enriquecedor”.

De acordo com o padre, o tema Fake News foi abordado recentemente pelo Papa Francisco quando celebrou o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas