23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Cortejo do Afromalêko acontece nesta terça-feira (20) para marcar Dia da Consciência Negra em Guanambi

Mais Lidas

Da Redação da Agência Sertão

O tradicional cortejo do Grupo Afromalêko acontece nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra. O grupo desfila todos os anos em Guanambi para difundir a cultura e a história dos povos afro-brasileiros e chamar a atenção sobre o racismo e a intolerância religiosa.

A concentração para o cortejo será às 18h, na rua Ana Nery, no bairro Monte Pascoal. De lá o grupo segue em desfile pelas ruas da cidade em direção à Praça do Feijão. Diversas intervenções culturais estão previstas para acontecer durante o movimento.

As atividades da Semana da Consciência Negra em Guanambi começaram na última sexta-feira (16), com uma roda de conversa sobre o tema realizado na Câmara de Vereadores. No sábado (17) aconteceu uma roda de capoeira com o mestre Ravi e no domingo (18) aconteceu uma exposição de artesanato e roda de samba também na Praça do Feijão. Nesta segunda (19), a partir das 19h, acontece uma oficina sobre confecção de instrumentos para o cortejo. (veja fotos)

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas