28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Concluído lançamento de vigas em viaduto da Fiol sobre a BR-030 em Guanambi

Mais Lidas

O consórcio responsável pelas obras do lote 5 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) realizou com sucesso o lançamento das três vigas de sustentação do viaduto sobre a BR-030, em Guanambi.

O serviço foi realizado na manhã deste domingo (25) e contou com dois guindastes para suspender as vigas. A trânsito da rodovia chegou a ser interrompido para realização do serviço. O tráfego de veículos ficou impedido por três períodos de 30 minutos cada, os operários gastaram cerca de duas horas para concluir o serviço.

O lote 5 compreende o trecho entre Bom Jesus da Lapa e Guanambi, a obra do trecho está com 24,9% de conclusão. O trecho que compreende a chamada Fiol II (Barreiras a Caetité) tem 23,2% de obras concluídas, a ponte sobre o rio São Francisco tem 96,9% de conclusão, esta ponte será a maior ponte ferroviária do país. Já as obras da Fiol I (Caetité a Ilhéus), está com 75,6% de conclusão. O trecho entre Barreiras e Figueirópolis (TO) ainda não saiu do papel.

Trajeto da Fiol

A Ferrovia de Integração Oeste-leste tem um total de 1.022,6 km em construção e investimento previsto de R$ 6,4 bilhões (FIOL 1 e FIOL 2). A ferrovia servirá como canal de escoamento da produção de grãos do Oeste do Estado e da produção de minério na região de Caetité. Um porto será construído em Ilhéus para embarcar as cargas para exportação. Em uma segunda etapa, a Fiol será interligada à Ferrovia Norte-Sul, possibilitando a integração de cargas da região Centro-Oeste.

Trecho entre Caetité e Ilhéus tem 75,6 de conclusão – Fonte: Valec (nov/2018)
Trecho entre Barreiras e Caetité tem 23,2% de obras concluídas – Fonte: Valec (nov/2018)

O Governo Federal reduziu o volume de recursos para as obras nos últimos anos e busca investimentos chineses para concluir o projeto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas