25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Saúde sem Fronteiras está em mais dois municípios da região de Santa Maria da Vitória

No atendimento, Estão sendo realizadas mamografias, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama

Mais Lidas

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que está na região de Santa Maria da Vitória, chegou ao município de Serra do Ramalho e, a partir desta segunda-feira (10), passará a atender também em Correntina as mulheres de 50 a 69 anos.

No atendimento, Estão sendo realizadas mamografias, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. A faixa etária de 50 a 69 anos é determinada pelo Ministério da Saúde, por ser a mais propensa ao aparecimento da doença.

No total, a Sesab pretende atender à 3.385 mulheres nos dois municípios. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e encerra às 18h.

Em Serra do Ramalho, o atendimento começou na última sexta-feira (07), prosseguindo até o dia 20 de dezembro, com a unidade móvel estacionada no Centro Cultural Luís Eduardo Magalhães, no centro. Já em Correntina, o atendimento será no período de 10 a 23 de dezembro, com a unidade móvel estacionada nas proximidades do Ginásio de Esportes, na entrada da cidade.

Integralidade no atendimento

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como objetivo o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Via Ascom Sesab.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas