21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Inscrições para oficinas do Instituto de Tecnologia de Massachussetts terminam nesta quinta-feira

As oficinas serão realizadas nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e Vitória da Conquista

Mais Lidas

Seguem abertas, até esta quinta-feira (20), as inscrições para as oficinas gratuitas de férias nas áreas de Programação com Scratch e Robótica dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e Vitória da Conquista. As atividades serão ministradas por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), uma das mais conceituadas universidades do mundo, em parceria com alunos da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

As inscrições são realizadas por meio de formulários online; neste link para Conquista e neste link para Salvador. O resultado dos selecionados será divulgado na sexta-feira (21), neste endereço. Podem se inscrever estudantes da rede estadual do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

No CJCC de Vitória da Conquista, as oficinas serão realizadas de 7 a 11 de janeiro, das 13h30 às 17h30. Já no CJCC de Salvador, os cursos serão realizados em duas semanas, no período de 14 a 18 e de 21 a 25 de janeiro, no mesmo horário. São 30 vagas por curso com duração de 20 horas.

O intercâmbio é parte de um programa chamado MIT Global Teaching Labs, que incentiva alunos da universidade norte-americana a visitarem outros países, compartilhando conhecimentos. Esta é a primeira vez que o programa chega até a Bahia e o Nordeste do Brasil.

Laboratórios de ensino

As oficinas são verdadeiros laboratórios de ensino personalizado sobre temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que vão complementar o currículo do Centro Juvenil, destacando a abordagem prática do MIT à educação. Os estudantes do MIT vão se dividir em duplas no período de realização de cada curso. As atividades são ministradas em inglês, mas há professores brasileiros disponíveis para fazer a mediação entre os alunos do MIT e os alunos de cada Centro Juvenil.

O coordenador dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, Yuri Rubin, destaca a importância do programa para os estudantes. “Além de aprenderem conteúdos que têm como base a metodologia STEM, na qual une ciências, tecnologia, engenharia e matemática, que é algo que ainda possui um déficit no Brasil. os estudantes da rede terão contato com outra língua e cultura, o que possibilita a troca de experiências, permitindo que os estudantes estrangeiros também aprendam com eles. Tudo isso faz parte de um processo maior de busca e oportunidade de aprendizagem no Brasil e no Mundo”, afirmou.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas