27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Charles Fernandes é cotado para assumir secretaria no governo Rui Costa, diz jornal

Mais Lidas

Charles Fernandes, ex-prefeito de Guanambi, está sendo cotado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) do segundo governo de Rui Costa (PT). A informação foi revelada pela coluna Satélite do Jornal Correio no último sábado (5).

O ex-prefeito de Guanambi foi candidato a deputado federal pelo PSD em outubro, obtendo 74.166 votos, conquistando a primeira suplência de sua chapa. Com o indeferimento da candidatura do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), Charles fica com a última vaga na Câmara Federal.

Ainda segundo a coluna, a indicação de Charles Fernandes à Sedur seria uma exigência do senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD na sigla. Alencar pretende garantir a presença de Paulo Magalhães na Câmara. O deputado não foi reeleito e ficou com a segunda suplência.

Charles Fernandes teve seu registro de candidatura confirmado pelo TSE no fim do mês de dezembro, no entanto existem dois recursos contra a expedição do seu diploma. Um desses recursos foi impetrado pela coligação Unidos para Mudar a Bahia, o outro pela Procuradoria Geral Eleitoral (PGE). A alegação dos recorrentes é de que Charles não pode assumir uma cadeira na Câmara Federal por ter sido considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por prática de abuso de poder político cometido nas eleições de 2016.

Como a condenação aconteceu após o julgamento do registro de candidatura, Charles pôde concorrer normalmente ao pleito de outubro.

Sedur

A Sedur tem por finalidade formular e executar a política estadual de desenvolvimento urbano, de habitação e de assistência técnica aos municípios, bem como planejar, coordenar, executar e controlar as atividades de edificações públicas. Para 2019, a previsão orçamentária da Sedur é de aproximadamente R$ 1,4 bilhão, incluindo a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Companhia de Transportes do Estado da Bahia e Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social.

Entre as principais obras previstas para 2019 a serem realizadas através da Sedur está a ampliação do sistema metroviário de Salvador e Região Metropolitana, requalificação de vias urbanas, construção de equipamentos de lazer e esporte, e sistemas de saneamento básico na capital e no interior.

A pasta atualmente é ocupada Demir Barbosa, ex-prefeito de São Desidério.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas