Tiago Marques | Agência Sertão

Moradores de Guanambi e municípios vizinhos ficaram surpresos com as chuvas de granizo registradas durante o último sábado (5) e domingo (6). Além do gelo, foram registrados fortes ventos e raios intensos na região.

No fim da tarde de sábado, moradores de Palmas de Monte Alto, Urandi, Tanque Novo e Guanambi registraram chuvas de granizo. O fenômeno não é comum na região semiárida da Bahia. As pedrinhas que caíram sobre a região tinham diâmetro de aproximadamente 1 centímetro e não há registros de danos causados pela chuva. No fim da tarde de domingo também ocorreram registros de granizo em alguns bairros de Guanambi.

Além do granizo, as duas tempestades registradas na região no fim de semana foram carregadas de raios. O vento também soprou forte, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de mais de 70 Km/h na tarde de sábado.

A chuva de granizo ocorre em dias quentes e úmidos. Para esse fenômeno acontecer é necessária a formação do cumulonimbus, tipo de nuvem que possui temperatura que pode chegar a -80ºC. Em dias de muito calor, o ar quente tende a subir e quando ele se encontra com o ar frio da atmosfera gera um contraste de temperaturas que acaba criando gotículas de gelo, quando estas gotículas crescem elas tendem a precipitar em forma de granizo. Em alguns casos, as chuvas de granizo causam danos a construções, pois as pedras de gelo podem chegar ao tamanho de uma bola de tênis.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

Na comunidade do Baú, região do distrito de Ceraíma, uma moradora registrou o momento da chuva de granizo.

Em Mutans também teve chuva de granizo

Choveu granizo também na zona rural de Urandi

Posted by Marco Aurélio Fernandes on Sunday, January 6, 2019

Na zona rural de Palmas de Monte Alto também tiveram registros de granizo

Em Tanque Novo a chuva de granizo foi bastante intensa

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui