30.7 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Fim de semana tem registro de raios, ventos fortes e granizo em Guanambi e Região

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

Moradores de Guanambi e municípios vizinhos ficaram surpresos com as chuvas de granizo registradas durante o último sábado (5) e domingo (6). Além do gelo, foram registrados fortes ventos e raios intensos na região.

No fim da tarde de sábado, moradores de Palmas de Monte Alto, Urandi, Tanque Novo e Guanambi registraram chuvas de granizo. O fenômeno não é comum na região semiárida da Bahia. As pedrinhas que caíram sobre a região tinham diâmetro de aproximadamente 1 centímetro e não há registros de danos causados pela chuva. No fim da tarde de domingo também ocorreram registros de granizo em alguns bairros de Guanambi.

Além do granizo, as duas tempestades registradas na região no fim de semana foram carregadas de raios. O vento também soprou forte, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de mais de 70 Km/h na tarde de sábado.

A chuva de granizo ocorre em dias quentes e úmidos. Para esse fenômeno acontecer é necessária a formação do cumulonimbus, tipo de nuvem que possui temperatura que pode chegar a -80ºC. Em dias de muito calor, o ar quente tende a subir e quando ele se encontra com o ar frio da atmosfera gera um contraste de temperaturas que acaba criando gotículas de gelo, quando estas gotículas crescem elas tendem a precipitar em forma de granizo. Em alguns casos, as chuvas de granizo causam danos a construções, pois as pedras de gelo podem chegar ao tamanho de uma bola de tênis.

Na comunidade do Baú, região do distrito de Ceraíma, uma moradora registrou o momento da chuva de granizo.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/leliscosta/videos/2194265883938452/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Em Mutans também teve chuva de granizo

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/marcoaurelio.fernandes.121/videos/10216379268933199/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Choveu granizo também na zona rural de Urandi

Na zona rural de Palmas de Monte Alto também tiveram registros de granizo

Em Tanque Novo a chuva de granizo foi bastante intensa

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas