28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Confusão e judicialização marcam escolha do presidente da Câmara de Pindaí

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

A eleição para Mesa Diretora, biênio 2019/2020, da Câmara Municipal de Pindaí está sendo marcada por confusão e disputa nos tribunais. O vereador Humildes foi empossado como presidente, mas a oposição tenta na justiça cancelar o pleito.

No dia 6 de dezembro foi realizada a primeira eleição, com apenas cinco dos onze vereadores presentes, a chapa situacionista, encabeçada pelo vereador Humildes, foi declarada vencedora da disputa. No entanto, no dia 27 de dezembro, foi proferida uma liminar pelo juiz plantonista da comarca de Guanambi, João Batista Pereira Pinto, tornando sem efeito a eleição da mesa diretora e determinando a realização da convocação do legislativo municipal para votação no dia 30 de dezembro. A alegação da chapa oposicionista ao pleitear a liminar foi que a eleição ocorreu sem observância do regimento interno da Casa.

A decisão foi acatada pelo então presidente da casa, vereador Julizá Dourado, que deferiu um ofício no dia 29/12 convocando os vereadores para uma nova votação. A eleição foi realizada com duas chapas inscritas, a 1ª formada por vereadores da situação, encabeçada pelo vereador Humildes e a 2ª formada por vereadores oposicionistas, encabeçada pelo vereador Tibério Neto.

Segundo o vereador Tibério, após apurados os votos, a sua chapa saiu vitoriosa com 6 votos contra 5 da chapa adversário. O vereador relatou que após proclamado o resultado, o presidente Julizá Dourado pediu 30 minutos para transcrever a ata, no entanto, após o tempo, o então presidente disse que continuaria a sessão no dia seguinte. “Após pressão do prefeito e de seus assessores, o então presidente Julizá cancelou a eleição e marcou um novo pleito para o dia seguinte, não conformados com o resultado, apesar de já ter sido decretado no plenário a vitória”, disse.

Ainda segundo o vereador Tibério, a assessoria de comunicação da Câmara de Pindaí chegou a publicar o resultado em sua página nas redes sociais, apagando a postagem após a reviravolta.

No dia seguinte os componentes da chapa 2 protestaram contra a decisão de suspender a eleição. Uma nova votação foi realizada sob protestos do grupo oposicionista que se retirou do plenário no momento da votação, iniciando assim um tumulto registrado em vídeo e divulgado nas Redes Sociais. Mesmo com a confusão, o presidente da Casa decidiu proclamar o resultado que dava a vitória desta vez ao vereador Humildes. No dia seguinte, sem uma cerimônia formalizada, o vereador Humildes assumiu a presidência da casa.

Inconformada, a chapa oposicionista entrou com dois mandados de segurança visando intervir juridicamente nos atos do então presidente na Câmara. A Justiça intimou os representantes da Câmara para apresentarem suas alegações e ainda não tomou a decisão a respeito da eleição. “Esperamos que a Justiça intervenha mais uma vez nessa imoralidade que está acontecendo na Câmara de Vereadores de Pindaí. Isso que está acontecendo é um escândalo sem precedentes na política pindaiense”, ressaltou Tibério.

Procurado para comentar o caso, o vereador Julizá Dourado não respondeu às mensagens encaminhadas pela reportagem da Agência Sertão.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas