23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Embasa pretende investir R$82 milhões em projeto de saneamento de Brumado

Mais Lidas

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) pretende investir R$ 82 milhões no projeto de esgotamento sanitário da cidade de Brumado. A informação foi repassada pela assessoria de comunicação da empresa ao site Achei Sudoeste. Segundo a empresa, o projeto foi submetido a duas seleções do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), no entanto não foi contemplado com os recursos federais.

Com as recusas, a Embasa decidiu investir por conta própria no sistema e realizará uma audiência pública nesta terça-feira para debater o projeto antes de licitar a obra.  A empresa pretende colocar o município de Brumado no eixo das cidades saneadas no estado da Bahia.

Ainda segundo a assessoria, o projeto está na fase de estudo e concepção e viabilidade, com a finalidade de se chegar na melhor alternativa para a cidade. A estimativa é de que sejam implantados 250 km de rede coletora, na sede e na Vila Presidente Vargas, além de 07 estações elevatórias.

A previsão é de que a obra seja iniciada no próximo mês de junho. Com o sistema de esgotamento sanitário concluído, a empresa poderá cobrar a taxa de esgoto nas contas dos consumidores. O município de Brumado concluiu o seu Plano Municipal de Saneamento Básico em 2016.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) informou que a prefeitura notificou a Embasa, tendo em vista que a realização da audiência é da competência do Município. Para ele, o evento se trata de manifestação política. “A Embasa não tem, absolutamente, essa competência pela Lei Orgânica do Município, pelo fato de ela, inclusive, ter tido o seu contrato vencido. Também pelo fato de não ter aparecido quando nós convocamos para apresentar um projeto. Todos os prazos para a empresa já prescreveram e ela está fazendo isso aí como um ato de desobediência civil”, afirmou.

Até o dia 4 de março, todas as empresas poderão manifestar interesse em participar da licitação para gestão da água em Brumado. O prefeito informou ainda que, no dia 8 de março, a prefeitura promoverá a sua audiência para tirar dúvidas a respeito da licitação para as empresas interessadas em assumir a gestão e distribuição da água no município. Vasconcelos reforçou que a Embasa também poderá participar dessa licitação.

Confira o áudio da notícia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas