29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Consórcio da Saúde Alto Sertão propõe assumir o funcionamento do Regional de Guanambi

O secretário da saúde disse que o Estado tem interesse de entregar o Hospital Regional ao Consórcio Interfederativo de Saúde Alto Sertão

Mais Lidas

O Consórcio Interfederativo de Saúde Alto Sertão propôs assumir o gerenciamento do Hospital Regional de Guanambi (HRG). A proposta foi debatida entre os prefeitos e o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, durante uma audiência realizada na última quarta-feira (16), em Salvador.

O encontro com Vilas-Boas foi agendado pelo presidente do Consócio, Dorival Barbosa do Carmo, prefeito de Urandi. Na reunião foi debatido o sistema de regulação do Hospital Regional de Guanambi (HRG), o qual tem deixado os prefeitos insatisfeitos.

Os gestores ainda afirmaram ao secretário Vilas-Boas, que pacientes dos municípios consorciados são tratados com desdenho, enquanto o município de Guanambi não passa pela regulação.

“Pacientes de outros municípios acabam morrendo na fila da regulação, já Guanambi, usa toda estrutura do Estado e dos municípios pactuados para se beneficiar. Isso não pode acontecer”, disse os gestores.  .

Em resposta aos gestores. Vilas -Boas garantiu que o sistema de regulação avançou muito nos últimos anos, mas a partir do segundo semestre vai alcançar um patamar melhor. “Não vamos zerar essa fila, mas vai ficar bem perto. Isso para diversos procedimentos”, disse Villas-Boas.

De acordo com o prefeito de Iuiú, Reinaldo Barbosa de Góes, durante o encontro, os prefeitos propuseram ao Estado assumir a gestão do Hospital Regional de Guanambi. Segundo Góes, o secretário garantiu que o Estado tem interesse de entregar o Hospital Regional ao Consórcio Interfederativo de Saúde Alto Sertão. “O Estado aceita repassar o Regional para o consórcio, porém precisamos analisar. Agora em fevereiro vamos formar uma comissão para visitar o Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal. Vamos conhecer como funciona, se for viável vamos assumir sim”, disse Góes.

Via portal Folha do Vale

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas