34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Governo do Estado lança publicação com experiências voltadas para a agricultura familiar

Mais Lidas

Com experiências, pesquisas e atividades de extensão, voltadas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural no estado da Bahia, o livro ‘Anais do Simpósio de Pesquisa e Experiências em Agricultura Familiar’ foi lançado nesta quarta-feira (16), no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em Salvador. A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), por meio da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), em parceria com a Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão para o Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

“Essa publicação é resultado de um exercício e do esforço do Governo do Estado, realizado em parceria com universidades, entidades da agricultura familiar e sociedade civil, que possibilitou a sistematização de experiências que dialogam e contribuem com o desenvolvimento rural do estado. Que possamos garantir a continuidade dessa parceria”, afirmou o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues.

O livro representa uma homenagem aos pesquisadores e extensionistas que trabalham com a agricultura familiar e agricultores experimentadores. A publicação tem como objetivo estimular a comunidade científica e os experimentadores a contribuírem cada vez mais para o desenvolvimento rural da Bahia, com foco na agricultura familiar e povos e comunidades tradicionais.

De acordo com o subsecretário de Educação, Nildon Pitombo, as instituições de ensino e pesquisa estão bem representadas no livro, que traz projetos inusitados. Pitombo salientou que as ações, que envolvem instituições de ensino e pesquisa e agricultura familiar, e outras políticas públicas voltadas para a educação do campo, são uma responsabilidade das duas secretarias.

“Verificamos a inserção da juventude rural, bem marcada, no sentido da inclusão produtiva. Isso é o que revelam os projetos apresentados nos anais. É muito bom saber também que as instituições tratam com respeito e consciência os saberes tradicionais dos povos do campo, que não são inconciliáveis com os saberes acadêmicos formais”, afirmou Pitombo.

O secretário de Educação de Lauro de Freitas e ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nassif, observou que 27% da população baiana vive no campo, destacando a importância de desenvolver processos para que essa população permaneça e se desenvolva no campo. “Ter 27% da população no campo não é pouco. É uma vantagem comparativa impressionante. É considerado um indicador de desenvolvimento sustentável”.

Temas

Os trabalhos, oriundos de todas as regiões do estado, foram apresentados no 1º Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, e envolve universidades públicas e particulares de toda a Bahia, além de alunos e professores da educação profissional do estado, escolas família agrícola, pesquisadores independentes, extensionistas e agricultores familiares, representados por suas federações ou individualmente. Entre as experiências se destacam temas relacionados à caatinga, caprinovinocultura, semiárido, etnomapeamento, agroecologia e análise da eficiência de políticas públicas, entre outros.

O lançamento da publicação, que está disponível também em meio digital, no site da SDR, teve a participação da titular da SDE, Luísa Maia, do coordenador executivo da Cepex, José Tosato, dos prefeitos dos municípios de Ibicuí e Santa Luzia, de professores de instituições de ensino e técnicos e dirigentes da SDR.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas