QUEM SÃO VOCÊS, CIDADÃOS? O PLURAL DAS PALAVRAS OXÍTONAS.

Publicado por
Compartilhado

Boa tarde, caro amigo ouvinte.
Estamos aqui, em mais uma segunda-feira, para darmos as dicas mais Bakanas para descomplicar o seu Português. Diante disso, precisamos nos atentar às questões simplórias de nossa Língua, pois os concursos estão chegando. Por isso, a 96fm dedicou este espaço para que você se prepare um pouco mais para as provas que vêm por ai. Afinal, aprender nunca é demais! E o Cuidado com a Língua para ajudar você a se sair bem nessas provas. Esse é o nosso compromisso com você: estudar, de forma lúdica, aqueles assuntos que sempre caem nas provas de Português.
Então vamos nessa, porque se somos o que falamos e escrevemos, devemos nos preocupar em usar bem a nossa língua.
No programa de hoje falaremos sobre um dos assuntos mais fáceis da língua portuguesa, mas que, de certa forma, não deixa de causar dúvida e deixar muitas pessoas embaraçadas na hora de falar ou escrever. O tal do plural das palavras.
Como é difícil saber se falamos ãos ou ões. Para acabar com essa dúvida, escolhemos a palavra cidadão como exemplo, pois, apesar de bastante conhecida, é aquela que mais é alvo do erros e equívocos de seus falantes.
Afinal, são cidadãos ou cidadões?
(Inserir a música – Pacato Cidadão –Skank)
Será que o Samuel Rosa também ficou na dúvida? Se bem observamos ele preferiu usar o singular da palavra ao invés de apresentar o seu plural. É… essa palavra promove mesmo muita discussão, pois não há uma justificativa fácil de explicar, a não ser que você conheça também a origem da nossa língua, o latim. É por culpa dele que temos essas confusões. Este é um dos muitos fatos em que o passado põe luz e explicação em aparentes confusões na língua dos nossos dias. Mas… vamos tentar entender para nunca mais confundirmos…
Para entendermos a formação desse plural precisamos recorrer à formação dos plurais das palavras terminadas em ão. Dentro da Língua Portuguesa sempre teremos as regras e algumas exceções, como é o caso dessa palavrinha de que hoje falamos.
Para essas palavras terminadas em ão (a, o, til), nós temos três tipos de plurais aceitos – ões, ães, e ãos. Mas como saber qual aplicar? Boa pergunta, não é mesmo… Então, prestemos atenção.
Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia (coisa que não somos obrigados a decorar, né.. a origem da palavra em latim). Mas, como regra geral, a maioria dos substantivos e adjetivos que terminam em –ão faz o plural em –ões. Vejamos: Balão – balões, Botão – botões, Paixão – paixões.
Quando a terminação –ão recaí sob a sílaba átona – que dizer sem tonicidade, pronunciada mais fracamente- o plural obedece a regra básica de todo plural: acrescenta-se “s” no final: Bênção – bênçãos, Órgão – órgãos, Sótão – sótãos. Observe que essas palavras são paroxítonas, o que nos ajuda ainda mais a entender. Entretanto, entre algumas oxítonas acontece o mesmo: mão –mãos, irmão –irmãos, artesão-artesãos, e o caso de cidadão que é cidadãos.
Portanto, o plural da palavra cidadão é cidadãos e não “cidadões”. É complicado aprender porque pertence à parte das exceções da nossa língua.
Além desses, outros poucos vocábulos têm seu plural em –ães e outros que admitem ainda duas formas possíveis, como: Alemão- alemães, cão – cães, capitão – capitães, – anão – anões e anãos, – ancião – anciãos, anciães e anciões.
Parece complicado não é mesmo? Mas veja que não. É apenas começarmos a usar e a falar certo em nosso cotidiano que essas associações se tornam práticas. Decorar não é a maneira ideal de assimilar esses plurais, uma vez que há muitas exceções e modos de se falar. Portanto, a prática é a melhor maneira de aprendê-los! Pois, é difícil esquecer de algo que é de nosso costume, que já faz parte da rotina. Diga sempre CIDADÃOS e nunca “cidadões”.
É buscando essa rotina que a 96fm, junto com o Mix 96 e o Cuidado com Língua oferecem a você as dicas mais Bakanas para descomplicar o seu Português. Envie sua dúvida para a gente e teremos o maior prazer em responder. Você pode fazer isso através das redes sociais ou pelo site da guanambifm.com.br. O que você não pode é permanecer com esta dúvida. Envie-a para nós. Só a 96fm tem as dicas mais bakanas para você aprender.
Toda segunda-feira, dentro do mix 96, Cuidado com a Língua, comigo, Fernanda Araújo.

Esta postagem foi publicada em 9 de março de 2015 19:33

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024