FG realiza reunião para apresentar projeto de implantação do Jardim Botânico do Semiárido

Publicado por
Compartilhado

175033201530031A Faculdade Guanambi recebeu, no último dia 20, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luzinaldo Correia Costa, para apresentação do projeto de implantação do primeiro Jardim Botânico do Semiárido, que será criado em Guanambi por iniciativa da FG. Participaram do encontro o diretor acadêmico administrativo da instituição, Georgheton Nogueira;  representantes da Prefeitura e docentes da FG.

Na reunião, a Profa. Dra. Ana Luíza Côrtes apresentou o projeto, ressaltando a importância do mesmo para a implantação de uma política de estudo e conservação da vegetação do semiárido nordestino. Segundo Côrtes, o projeto surgiu do interesse mútuo de alguns professores e gestores da instituição, que perceberam a necessidade da realização de pesquisas que demonstrem a riqueza do semiárido e torne possível uma maior valorização da região.

“O maior foco é o fato deste município estar localizado no bioma caatinga (exclusivo do Brasil), e estar inserido numa região de lacuna de estudos científicos quanto a diversidade biológica. Dessa forma, os pesquisadores sentem a necessidade de mostrar para a população a importância desse bioma, que engloba diversos tipos vegetacionais (caatinga, cerrado, lagoas temporárias, matas úmidas e campos rupestres) tentando transformar sua visão acerca da caatinga, priorizando sua conservação e utilização sustentável”, afirma a Profa. Dra. Ana Luíza Côrtes.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, a iniciativa da Faculdade Guanambi tem total apoio da Prefeitura. “A criação do Jardim Botânico do Semiárido é de grande importância não só para Guanambi, mas para toda a região, pois vai promover a preservação das espécies nativas da caatinga, num projeto pioneiro”, destacou Luzinaldo Costa. De acordo com o secretário, a Prefeitura está realizando o levantamento das possíveis áreas para que o Jardim Botânico seja implantado. “Nos próximos dias estaremos dando um retorno à FG”, afirmou.

O diretor acadêmico administrativo da FG, Georgheton Nogueira, ressaltou que a criação do Jardim Botânico faz parte de um projeto mais amplo, que tem como foco fomentar os estudos e as pesquisas no semiárido, especialmente na região de Guanambi. Nogueira afirmou que, assim como o Jardim Botânico, outras iniciativas da instituição priorizam o desenvolvimento regional. “O Jardim Botânico do Semiárido faz parte de um projeto maior, que tem por objetivo servir como norteador das políticas públicas locais e regionais”, destacou.

A possibilidade de um Jardim Botânico no Semiárido, como o primeiro no Brasil, envolve proteção de áreas de vegetação nativa, recuperação de áreas devastadas, proteção de várias espécies ameaçadas de extinção e de espécies endêmicas, que contribuirá para a manutenção da flora e fauna. Além disso, o Jardim Botânico também tem a proposta de disponibilizar lazer, conhecimento, cultura e educação para a população.

FACULDADE GUANAMBI

Esta postagem foi publicada em 31 de março de 2015 06:45

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024