Adolescentes entre 17 e 18 anos são responsáveis por 1% dos homicídios cometidos no Brasil

adolescente1Apenas 1% dos homicídios registrados no país são cometidos por adolescentes entre 16 e 17 anos. É o que aponta as estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As estimativas de 2012 apontam que no Brasil foram assassinadas 56.337 pessoas nesse ano base, 500 foram cometidos por adolescentes nessa idade.

A população carcerária brasileira é estimadas em mais de 500 mil presos, com um deficit de vagas de 40%, com a mudança da lei, cerca de 16 mil jovens entre 17 e 18 anos passariam a ocupar as penitenciárias, aumentando em mais 3% o total.

Segundo levantamento do jornal “O Globo” nos cinco estados com maior população de adolescentes apreendidos (São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro), são 14.359 jovens apreendidos.  As estatísticas oficiais mostram  que o homicídio não é a principal razão das internações de menores. No Rio de Janeiro e em São Paulo, ela é a quarta causa, perdendo para roubo, tráfico de drogas e furto. No Brasil, segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, 9% dos adolescentes internados em 2012 praticaram homicídio. Roubo foi o ato infracional mais cometido (38%), seguido do tráfico (27%).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile