Brasil lidera ranking de mortes de ativistas que lutam por terra e meio ambiente

Publicado por
Compartilhado

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.sWgVIkkNUv

Um relatório divulgado nesta segunda-feira (20) pela organização não governamental (ONG) britânica Global Witness indica que o Brasil lidera a lista de países com  maior número de ativistas que defendem o meio ambiente e o direito à terra assassinados em 2014. A publicação reúne informações de 17 países. De acordo com o relatório, em 2014 foram mortos no Brasil 29 ativistas. Deste total, quatro são indígenas. A maioria dos assassinatos estaria relacionada a conflito por posse de terra. A Colômbia aparece como o segundo país com maior número de mortes de ativistas (25 assassinatos), sendo mais da metade indígenas. Em seguida estão Filipinas (15), Honduras (12) e Peru (9). De acordo com o relatório Quantos Mais?, da Global Witness, em 2014, foram registradas 116 mortes de ativistas nos 17 países pesquisados. O número representa um aumento de 20% em relação ao registrado pela ONG em relatório divulgado em 2013. A maior parte dos assassinatos ocorreram na América Central e América do Sul (88). A segunda região mais afetada foi o Sudeste Asiático. Além das mortes, a publicação relata que os ativistas enfrentam riscos como a violência física e restrição à liberdade. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República, o governo brasileiro tem atuado com pioneirismo em um programa de proteção a defensores de direitos humanos coordenado pelo Estado. Atualmente, o Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos tem 415 ativistas sob proteção. Desses casos, 142 envolvem a luta pelo direito à terra, 111 os direitos dos povos indígenas e 50 a luta pela defesa do meio ambiente. Os países abrangidos pela publicação da Global Witness são: Brasil, Colômbia, Filipinas, Honduras, Peru, Guatemala, Tailândia, Paraguai, México, Indonésia, Miamar, Equador, Uganda, Índia, Costa Rica, África do Sul e Camboja.

Esta postagem foi publicada em 21 de abril de 2015 10:33

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024