Redação 96FM
Os trabalhadores da PAVOTEC liberaram a pista da BR-030 por volta de 12:45. Eles protestavam desde o início da manhã desta quinta-feira (09) contra o descaso da empresa e o atraso de em até 90 dias no salário. A desobstrução da rodovia ocorreu após a negociação de uma proposta da empresa via telefone para um dos líderes do movimento, os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa e negociaram uma contraproposta. A empresa se comprometeu a disponibilizar o valor de R$1.800.000,00 a ser rateado entre 1100 funcionários (R$1.633,00 por funcionário) e a regularização dos atrasados no próximo mês.
A Ferrovia de Integração Oeste Leste é um das grandes obras estruturais do governo e é vista como prioridade do PAC2. A obra começa no estado de Tocantins e vai até o município de Ilhéus, onde está prevista a construção de um porto. A intenção é que através dos de seus trilhos sejam escoadas as produções de grãos do Tocantins e do Oeste Baiano, além do minério da mina a ser explorada em Caetité.
Confira o áudio da negociação.
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/213993152″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=’450′ iframe=”true” /]
A deputada estadual Ivana Bastos esteve no local durante as manifestações e por meio de seu site oficial ela anunciou que está mobilizando uma caravana de parlamentares, prefeitos e secretários de Estado para ir a Brasília, na próxima terça-feira (14/7), visando buscar soluções para os problemas existentes nos canteiros de obras da Fiol, inclusive com audiência conjunta, já confirmada, com o Ministro dos Transportes e o presidente da Valec, órgãos diretamente responsáveis pela situação.