Redação 96FM / Informações EPTV
Uma nova espécie de crustáceo foi encontra em um caverna no município de Iuiu. Ele mede um centímetro e é muito parecido com o “tatuzinho” ou “Tatu Bolinha” que geralmente são encontrados em jardins. Em homenagem ao município, ele recebeu o nome de Iuiuniscus iuiunensis.
A descoberta foi feita por Rodrigo Lopes Ferreira, pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG). Em entrevista a EPTV ele disse que a descoberta pode ajudar a entender e salvar ecossistemas em desequilíbrio. “A descoberta de uma espécie nova, sempre vem trazer mais razões para que a gente possa conservar uma caverna. E, claro, conservando uma, a gente acaba conservando todo um sistema. Não só é uma contribuição para a ciência, como é uma contribuição para a preservação de todo um conjunto de espécies que habitam uma determinada área”, explica. O crustáceo é comum em cavernas, mas a presença de espinhos chamou a atenção.
A descoberta foi publicada em revistas científicas internacionais. Além do pesquisador da Ufla, que no ano passado já havia encontrado uma nova espécie de insetos que também vivem nas cavernas, o artigo que descreve as características do tatuzinho teve a colaboração de professores das universidades federais do Ceará e da Bahia.