Tiago Marques | Redação 96FM
Durante a assembléia geral dos professores da UNEB, ocorrida nesta quinta-feira (30) em Salvador, foi decido que a greve pode acabar nesta sexta-feira (31), caso o governo assine da Minuta de Acordo e apresentação do Termo de Compromisso, que criará um grupo de trabalho para encontrar soluções para as promoções de 2016. Ainda nesta tarde de quinta-feira os professores de Uefs, Uesb e Uesc também realizam assembleias gerais.
A deliberação veio após as últimas reuniões ocorridas na semana passada, onde governo e grevistas chegaram num acordo após quase 80 dias de greve. Uma nova reunião acontecerá sexta-feira (31) onde deverá ser assinado o documento.
Entre os pontos do termo de acordo está a revogação por 60 dias da Lei 7176/97 que altera pontos da autonomia administrativa e pedagógica das universidades. Também está previsto o compromisso na realização de progressões e mudança de regime de trabalho ainda não concedidas. No termo, o governo se compromete em não realizar cortes e contingenciamento orçamentário nas universidades estaduais até o final do ano. Também foi acertada a devolução das cotas mensais do orçamento, que haviam sido retiradas pelo governo no primeiro trimestre de 2015.