Chuva de meteoros atinge seu ápice na madrugada desta quinta-feira

Publicado por
Compartilhado

Na noite entre esta quarta-feira (12) e quinta-feira (13) acontece o apogeu da chuva de meteoros Perseidas. Ela poderá ser vista em todo o Brasil, mas o fenômeno promete ser mais intenso nos Estados do Norte e Nordeste, onde devem ser observados até 100 meteoros por hora a partir das 4h da madrugada da quinta-feira.

“Essa chuva é considerada uma das mais confiáveis para a observação, pois ano após ano apresenta uma taxa de meteoros bastante regular”, explica Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos. Para observar o fenômeno, basta olhar para a região Norte e Nordeste do céu.

Céu límpido e escuro são condições essenciais para a sua visualização. Este ano, o apogeu da chuva de meteoros, fenômeno anual que começa em 13 de julho e termina em 26 de agosto, será favorecida pela pouca iluminação da Lua, que estará em sua fase nova.

“A poluição atmosférica, de poeira e luminosa, influencia fortemente na visibilidade do evento. Dessa vez, a Lua não deve atrapalhar a chuva de meteoros Perseidas e, quanto mais próximo da Linha do Equador estiver o observador, melhor será a visão”, explica Rundsthen Nader, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e astrônomo do Observatório do Valongo, na UFRJ.

Estrelas cadentes – Os meteoros da Perseidas (leva esse nome porque os meteoros parecem se originar na constelação de Perseu, ao Norte) são causados pela poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, que passa pelo Sistema Solar a cada 133 anos. Quando a Terra atravessa a região do espaço por onde ele passou, esses detritos penetram na atmosfera terrestre e a poeira e o ar à sua volta se aquecem, dando origem aos meteoros, popularmente chamados de estrelas cadentes.

De acordo com a Nasa, a chuva de meteoros Perseidas tem sido observada há pelo menos 2 000 anos e seus meteoros chegam a atravessar o céu a uma velocidade de 60 quilômetros por segundo. Ela costuma ser melhor observada no Hemisfério Norte, onde é possível ver entre 50 e 100 meteoros por hora.

Gabriela Neri – VEJA

Esta postagem foi publicada em 12 de agosto de 2015 17:13

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024